Notícias

Nissan investe no carro a célula de combustível

A Nissan ampliou o acordo com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), ligado ao governo de São Paulo, para o desenvolvimento de um veículo movido a Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC), que gera energia elétrica a partir da utilização do etanol.

Os estudos, nesse segundo acordo, devem durar até 2025 e a expectativa, se tudo der certo, é que a tecnologia se torne comercial até 2035, segundo o gerente sênior de engenharia de produto da Nissan do Brasil, Ricardo Abe.

O projeto também planeja usar o gás natural, biogás ou até mesmo o etanol de milho para gerar energia, fazendo com que a tecnologia seja mais universal, segundo Airton Cousseau, presidente Nissan Mercosul e diretor geral da Nissan Brasil.

“[Essa tecnologia] Vai muito bem nos Estado Unidos e na China. As possibilidades são grandes e é uma boa alternativa não somente para a Nissan mas para o Brasil. Se pudermos exportar essa tecnologia será muito bom”, disse Cousseau.

O país, de acordo com o Abe, faz parte do desenvolvimento em conjunto com os Estados Unidos e o Japão. Após o fim dessa etapa de estudos, a calibração fina poderá ser feita para o sistema funcionar com outros combustíveis e poder rodar em outras partes do mundo.

“A tecnologia não e só para um país. Acredito que será uma das soluções de eletrificação para o futuro onde além do etanol, poderemos usar o gás natural e biogás. A Nissan está apostando nesse sistema de células de combustível”, afirmou Abe.

Segundo a Nissan, a tecnologia SOFC conta com sistema gerador de potência que se utiliza da reação química do íon oxigênio com diversos combustíveis, incluindo o etanol e o gás natural, que são transformados em hidrogênio na célula, para gerar eletricidade.
Para ler esta notícia, clique aqui.

Autor/Veículo: Valor Econômico
Compartilhe: