Notícias

Nota de pesar

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) lamenta profundamente o falecimento de Luiz Gil Siuffo Pereira, ex-presidente da Federação e presidente de honra da entidade.
Gil Siuffo deixou uma marca de conquistas para a revenda e a sua participação foi fundamental para o desenvolvimento e evolução da Fecombustíveis e de toda a categoria.
Com a sua determinação e espírito de liderança, Siuffo enfrentou todos os desafios e conquistou vitórias significativas para a revenda. Um dos principais feitos foi a obtenção das regras da revenda normatizadas, elevando a ponta final da cadeia à categoria de empresários. Lutou bravamente em prol da revenda ética, unida e saudável, combatendo as ilegalidades do setor que vieram em consequência da abertura do mercado de downstream.
Dentre suas principais vitórias está a distinção entre o que é revenda e o que é distribuição de combustíveis, presente na Lei 9478/97, a proibição ao self-service, a limitação dos postos-escola e a autorização, pela ANP, dos postos bandeira branca, possibilitando que os empresários do setor pudessem escolher o fornecedor de combustível.
Também foi Siuffo quem idealizou a revista Combustíveis & Conveniência, com o intuito de criar um veículo de informação para o mercado, que pudesse contribuir para o desenvolvimento da categoria.
Natural de Ilhéus (BA), Siuffo chegou ao Rio de Janeiro em 1957, iniciando sua trajetória profissional na revenda de combustíveis. Com espírito inquieto, passou a buscar melhorias para a categoria, iniciando sua carreira na liderança sindical no Sindcomb, o que abriu espaço para chegar à liderança da Fecombustíveis em 1987, permanecendo por 20 anos.
Ele ainda apoiou e presidiu o primeiro encontro da Comissão Latino-Americana da Revenda de Derivados de Petróleo (Claec) e também integrou a Fecombustíveis no Conselho de Representantes do Conselho Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Gil Siuffo (90 anos) deixa os filhos Maria Aparecida Siuffo Schneider, Luiz Gil Siuffo Pereira Filho e Luiz André Siuffo Pereira, os netos Roberta, Alexandre, Rodolfo, Manoela, André, Luiz Neto e Laura, e seis bisnetos.
O velório será realizado hoje (19), no crematório da Ordem Terceira do Carmo (R. Monsenhor Manuel Gomes, 307 – Caju), Capela 8, das 11h às 13h30, na cidade do Rio de Janeiro.

Autor/Veículo: Assessoria de Comunicação da Fecombustíveis
Compartilhe: