Notícias

Nova indústria de etanol acrescenta 320 milhões de litros na produção de MT

Com a licença concedida pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na última terça-feira (25/8), à nova usina de etanol de milho da Inpasa no município de Nova Mutum (MT), o setor acrescenta cerca de 320 milhões de litros por ano em termos de capacidade produtiva para o biocombustível a partir do cereal. A unidade foi inaugurada nesta semana.

Os números da indústria de etanol
Segundo a companhia, o investimento na nova usina foi de R$ 550 milhões e, somada à planta localizada em Sinop (MT), que tem possibilidade de produzir até 560 milhões de litros por ano, a empresa pode fabricar quase 900 milhões de litros por ano. “Além de valorizar o milho, nós geramos internamente cerca de R$ 837 milhões (entre receitas e tributos), o que resulta em mais imposto para o estado e demonstra a importância da industrialização da matéria-prima”, avaliou o diretor financeiro da Inpasa, Fernando Alfini.

A geração de receitas com a planta considera a produção de etanol hidratado derivado do cereal, além de óleo de milho e DDG – farelo proteico produzido a partir da destilação dos grãos.

Agora, o Brasil passa a ter 16 usinas de etanol de milho em funcionamento. Ainda estão previstas as inaugurações de outras duas indústrias nos meses de novembro deste ano e março de 2021. Somada às duas novas unidades que devem entrar em funcionamento nos próximos meses, a capacidade de produção do biocombustível a partir do cereal deve chegar a 3 bilhões de litros por ano.

Em 2021, produção deve atingir um bilhão de litros
“Mesmo atravessando um ano conturbado, de retração de demanda, o setor registrou crescimento de 90% de janeiro a julho, e deve aumentar a sua capacidade instalada mais 1 bilhão de litros até março”, afirmou o presidente da União Nacional do Etanol de Milho (Unem), Guilherme Nolasco.

Na semana passada, a Companhia Nacional de Abastecimento (Comab) voltou afirmar que a produção brasileira de etanol de milho está estimada em 2,7 bilhões de litros na safra 2020/2021, 1 bilhão de litros a mais do que a temporada anterior, aumento de 61,1%. A Unem acredita que o volume deve ser pouco menor, de 2,5 bilhões de litros, mas considera que o cenário agora é bem mais otimista que o visto entre os meses de março e abril.

Boa parte da produção de etanol de milho deve vir do Mato Grosso, estimada em 2,05 bilhões de litros pela Companhia de Abastecimento, expansão de 61,5% sobre o último período. Por sua vez, o Estado de Goiás deve responder por 511,4 milhões de litros, crescimento de expressivos 73% sobre o último ano.

Autor/Veículo: Minuto MT
Compartilhe: