Notícias

Novo produto obrigatório em picapes falta em postos e deixa donos a pé

Desde janeiro de 2022, quando as normas de emissões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) L7 passaram a valer, as picapes e carros passeio a diesel, como Ford Ranger, Fiat Toro e Jeep Compass, passaram a ser equipados com sistema de agente líquido redutor de emissões de óxidos de nitrogênio, conhecido como Arla 32.

Sem a solução, utilizada desde 2012 para tornar ônibus e caminhões menos poluentes, esses modelos podem perder a potência e até mesmo deixar de dar partida. No entanto, proprietários de modelos diesel relatam dificuldade para encontrar o produto em postos de combustíveis urbanos. A justificativa é que o Arla 32 é mais utilizado em caminhões, que, via de regra, param para abastecer nas estradas. Mas, afinal, quando os postos estarão preparados para atender à nova demanda?.

O engenheiro Everton Silva, mentor em tecnologia e inovação em energia SAE, trabalhou no desenvolvimento do sistema para o país. Ele explica que o único objetivo do Arla 32 é diminuir a emissão de gases poluentes.

Para continuar a leitura, clique aqui.

Autor/Veículo: Uol
Compartilhe: