Notícias

Operação combate desvios de combustíveis de distribuidoras em Goiás


A Polícia Civil realizou operação, na manhã desta terça-feira (6), para combater uma organização criminosa suspeita de desviar milhares de litros de combustíveis das distribuidoras de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia. Foram cumpridos 11 mandados de prisão cautelar e 12 de busca e apreensão. Outros cinco alvos foram presos em flagrante.

De acordo com informações da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar), que investiga o esquema criminoso, os suspeitos aliciavam motoristas que transportavam os caminhões-tanque e retiravam alguns litros de combustíveis sem romper o lacre de segurança, para evitar suspeitas por parte dos donos das distribuidoras e dos postos.

À polícia, o grupo disse que a prática é conhecida como “jiboiagem”. Segundo o delegado Alexandre Bruno, titular da Decar, os suspeitos carregavam galões e os enchiam com os combustíveis obtidos ilegalmente para, posteriormente, revender a carga.

A investigação aponta que o esquema era realizado há pelo menos um ano. A Polícia Civil acredita que o prejuízo para as distribuidoras e postos é milionário. Só na manhã desta terça-feira, foram apreendidos cerca de seis mil litros de combustíveis desviados.

De acordo com o delegado, os suspeitos vão responder por receptação, organização criminosa e crime ambiental, por estocarem os combustíveis de forma irregular e perigosa.

Os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em Goiânia, Senador Canedo e Anápolis, a 55 km da capital.

Autor/Veículo: G1
Compartilhe: