Notícias

Pacheco e Lira se comprometem com aprovação de reformas em declaração conjunta

Recém-eleitos, os novos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), se reuniram na manhã desta quarta-feira para definir a pauta prioritária do Legislativo, e se comprometeram a aprovar as reformas tributária e administrativa com celeridade.

Eles também destacaram algumas Propostas de Emenda à Constituição, como a PEC Emergencial, a PEC dos fundos públicos e a PEC do pacto federativo.

Em documento assinado pelos chefes do Legislativo, eles afirmam que “vão trabalhar de forma conjunta, harmônica e colaborativa em todos os temas que possam facilitar e ajudar os brasileiros na superação do drama da pandemia” da Covid-19.

Entre as possibilidades, citam a análise de “alternativas para oferecer a segurança financeira através de auxílio emergencial”, mas ponderam que o teto de gastos deve ser respeitado.

“O Senado Federal e a Câmara dos Deputados se comprometem com o País, com a sociedade civil, com os sindicatos, com as forças dos trabalhadores, com o mercado, com as forças produtivas, a discutir pautas de reativação da atividade econômica e estarão abertos para o diálogo com o Poder Executivo, com a equipe econômica e com todos aqueles que queiram contribuir para que o Brasil retome, o mais rapidamente possível, um padrão mínimo de sua produção e geração de riquezas”, diz outro trecho.

Após a assinatura do documento, os dois se dirigiram para um encontro com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto. Depois, têm agendada uma reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.

De acordo com Pacheco, a conversa com Bolsonaro, que o apoiou na campanha, representa “um gesto importante” pela pacificação dos poderes.

— Há busca de um alinhamento comum. É o início de uma caminhada em conjunto da Câmara e do Senado para apresentar soluções efetivas aos problemas do Brasil — disse o presidente do Senado.

O presidente da Câmara afirmou que o compromisso assinado hoje é “um símbolo de como vamos trabalhar as duas casas legislativas, com muito diálogo, muita harmonia”.

— Nesse momento o foco é a união de forças no combate à maior pandemia nos últimos 100 anos, a busca de novas doses da vacina e pautas que destravarão a economia — declarou Lira.

Em relação aos projetos listados, os presidentes da Câmara e do Senado prometeram que vão se reunir a partir de hoje com os relatores dos textos para tentar estabelecer prazos.

Autor/Veículo: O Globo
Compartilhe: