Notícias

Petrobrás abre novo leque de combustíveis renováveis após sucesso em testes com óleo vegetal

O Centro de Pesquisas da Petrobrás, o CENPES, anunciou nesta segunda-feira (6) uma inovação que o CEO da companhia, Jean Paul Prates, estima ser um divisor de águas no campo da transição energética. Foi realizado com sucesso o teste industrial para o processamento integral de óleo vegetal na unidade de Craqueamento Catalítico Fluidizado (FCC) da Refinaria Riograndense (RPR). Esta conquista é resultado de uma série de estudos que, até então, vinham sendo desenvolvidos em escala laboratorial.

A relevância dessa tecnologia está na possibilidade de produzir derivados usualmente obtidos a partir do petróleo, mas utilizando como matéria-prima óleos vegetais, abrindo portas para um novo leque de combustíveis renováveis e petroquímicos. Entre os produtos destacam-se o bio-GLP, os óleos leves e pesados renováveis, além do bio-BTX, componentes com vasta aplicação nas indústrias de borracha sintética, nylon e PVC. O projeto ainda alcançou a marca de desenvolver formulações para gasolinas renováveis de alta performance.

A dimensão dessa inovação foi enfatizada por Prates em declaração na rede social X: "É inovação e transição energética combinadas, em benefício do Brasil".

Ele também reiterou o papel estratégico da companhia no cenário global: "É a Petrobrás voltando a liderar grandes processos de transformação técnica, econômica e social, com repercussão global".

Localizado na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, o Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes) é reconhecido como um dos principais complexos globais voltados para a pesquisa aplicada na indústria energética. Através do Cenpes, inúmeras colaborações com entidades científicas e empresas tecnológicas, tanto nacionais quanto internacionais, são estabelecidas. Essas parcerias têm o objetivo de aprimorar a produtividade, eficiência e segurança nas operações, além de promover o desenvolvimento de fontes alternativas de energia.

Autor/Veículo: Brasil 247
Compartilhe: