Notícias

Petrobras anuncia reajuste de 5% no gás de cozinha, o sexto consecutivo, a partir desta sexta-feira

A partir desta sexta-feira, os preços do gás do tipo GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), mais vendido em botijões de 13 quilos para consumo residencial, estarão 5% em média mais caros nas refinarias da Petrobras. Este é o sexto aumento consecutivo de preços do produto desde maio.

No último dia 13, o combustível teve um reajuste médio também de 5%. No início do ano, em função da forte queda dos preços do petróleo no período, a Petrobras realizou cinco reduções no GLP.

Com o reajuste anunciado hoje o GLP acumula uma alta de 5,3% no ano.

Segundo a Petrobras, com o novo reajuste, o preço médio nas refinarias será equivalente a R$ 29,27 por botijão de 13 quilos.

A estatal explicou que os preços do produto praticados pela companhia têm como referência o preço de paridade de importação (PPI), que é formado pelas cotações internacionais do produto além dos custos de importadores, como frete de navios, taxas portuárias e demais custos de transporte.

"Esta metodologia de precificação acompanha os movimentos do mercado internacional (para cima ou para baixo)", informou a Petrobras em nota.

Desde novembro do ano passado a estatal tem os mesmos preços para GLP nos segmentos residencial e industrial/comercial. A Petrobras destacou ainda que o GLP é vendido pela companhia a granel, sendo o preço final ao consumidor definido por distribuidores.

Autor/Veículo: O Globo
Compartilhe: