Notícias

Petrobras aumenta gasolina e diesel na refinaria a partir de quinta

A Petrobras aumentará o preço da gasolina em suas refinarias em 6% em média a partir de quinta-feira, enquanto o diesel terá elevação de 5%, informou a companhia nesta quarta-feira, por meio da assessoria de imprensa.

O reajuste é o primeiro aplicado pela estatal em novembro, e segue-se a dois cortes consecutivos no preço da gasolina e um no do diesel no mês passado. [nL1N2HH1LC]

Com a elevação, o preço médio da gasolina nas refinarias atinge 1,7536 real por litro, segundo dados da Petrobras compilados pela Reuters, enquanto o valor médio do diesel passa a ser de 1,6480 real por litro, maior nível desde o início de setembro.

No acumulado do ano, a cotação da gasolina ainda apura queda de cerca de 8,5%, e a do diesel registra baixa de quase 30%.

Ambos os produtos, porém, afastaram-se das mínimas vistas entre abril e maio --quando, no auge dos impactos das medidas restritivas relacionadas à pandemia de coronavírus, o litro da gasolina chegou a ser negociado a menos de 1 real pela Petrobras e o do diesel caiu a cerca de 1,30 real.

Os mais recentes aumentos ocorrem em meio a movimento de alta nos preços do petróleo no mercado internacional nos últimos dias, impulsionados por esperanças de uma vacina efetiva contra a Covid-19.

Nesta quarta-feira, o petróleo Brent mantinha a tendência positiva e avançava cerca de 1,7%, para 44,34 dólares por barril, por volta das 13h30 (horário de Brasília).

A Petrobras afirma que seus preços levam em conta a chamada paridade de importação, impactada por fatores como as cotações internacionais do petróleo e o câmbio.

O dólar era negociado em queda de cerca de 0,3%, nesta quarta-feira, próximo dos 5,40 reais, depois de registrar baixa acentuada nos últimos dias em meio ao maior apetite por risco nos mercados financeiros depois da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos EUA.

A alta nos preços nas refinarias ainda ocorre enquanto o mercado interno mostra uma recuperação depois dos efeitos da pandemia. A BR Distribuidora, maior distribuidora de combustíveis do país, disse que tem visto elevação nas vendas de etanol, gasolina e diesel no quarto trimestre, citando a maior mobilidade nas cidades e uma recuperação da economia do país. [nS0N2HL036]

O repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais, nos postos não é garantido e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel.

Autor/Veículo: Agência Reuters
Compartilhe: