Notícias

Petrobras avança na produção de Diesel Renovável na refinaria Repar

A empresa está produzindo o Diesel Renovável a partir do coprocessamento do petróleo com materiais de origem renovável. O objetivo da Petrobras é intensificar as operações na refinaria Repar.

A Petrobras segue com a produção do Diesel Renovável, ou Diesel R, na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná. Ela chegou à marca de 5,8 milhões de litros do diesel com 5% de conteúdo renovável durante o mês de abril. O objetivo é tornar esses números ainda mais expressivos ao longo dos próximos meses. A produção do diesel faz parte do Programa de BioRefino da estatal, que planeja impulsionar os empreendimentos voltados para os biocombustíveis no mercado nacional ao longo dos próximos anos.

Petrobras chega à marca de 5,8 milhões de litros do Diesel Renovável na refinaria Repar e expande seus investimentos no produto

Uma das principais apostas da Petrobras para o mercado nacional de biocombustíveis, o Diesel Renovável produzido na Repar é fruto do coprocessamento de derivados do petróleo com material de origem renovável.

Assim, a empresa vem implementando cerca de 5% de conteúdo renovável na produção do combustível e, em abril, atingiu a marca de 5,8 milhões de litros do produto.

Esse foi o primeiro combustível lançado pelo programa de BioRefino da empresa, que atualmente foca na transição energética do mercado brasileiro para os próximos anos.

A principal meta do projeto da Petrobras é chegar ao ano de 2027 com uma produção de 10,6 bilhões de litros por ano. Assim, ela está projetando investimentos de US$ 600 milhões para alcançar os resultados desejados.

Os números expressivos da produção do Diesel Renovável na refinaria Repar demonstram o foco da empresa em intensificar o segmento.

Conforme os dados da Petrobras, a produção de abril do combustível na refinaria do Paraná é suficiente para o abastecimento do tanque de até 19.300 ônibus convencionais.

Além disso, os 5,8 milhões de litros do Diesel Renovável podem gerar uma redução de emissões de até 610 milhões de toneladas de gases de efeito estufa.

“Além do benefício ambiental, o Diesel R pode ser misturado ao diesel convencional em diferentes proporções, sem a necessidade de adaptações nos motores dos veículos, sem exigir alterações ou mudanças na cadeia logística ou no seu armazenamento. É um produto com alta estabilidade e isento de contaminantes, o que garante durabilidade e desempenho dos motores”, destacou a Petrobras.

Em seu Plano Estratégico 2023 – 2027, a estatal cogita chegar a uma produção seis vezes maior do Diesel Renovável

A Petrobras está com projeções otimistas sobre a produção do Diesel Renovável após os primeiros resultados na refinaria Repar.

O objetivo da empresa é multiplicar em até seis vezes a capacidade produtiva no seu atual Plano Estratégico, que seguirá até o ano de 2027.

A estratégia da companhia petroleira é levar a produção do combustível para outras refinarias, visto que atualmente somente a Repar realiza a produção, com uma capacidade de processamento de até 1,6 bilhão de litros por ano.

Até o mês de dezembro, esse número deve chegar aos 4 bilhões de litros, conforme o planejamento da empresa.

A Petrobras planeja iniciar a produção do Diesel Renovável já na Refinaria de Cubatão (RPBC), em São Paulo, com potencial de até 700 milhões por ano.

O diretor de Comercialização e Logística da Petrobras, Claudio Romeo Schlosser, reforçou os investimentos da empresa na melhoria da sua produção do combustível.

Ele relembrou que a empresa foi a primeira do país a desenvolver uma tecnologia própria de coprocessamento, e agora investe na ampliação do segmento.

Assim, com os resultados da refinaria Repar e as projeções para as demais, a Petrobras coloca o Diesel Renovável nos holofotes do mercado nacional.

Autor/Veículo: Click Petróleo e Gás
Compartilhe: