Notícias

Petrobras busca 20 bilhões de barris até 2030 com programa que melhora fator de recuperação

A Petrobras afirmou nesta terça-feira (4) que planeja viabilizar até 20 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) em seus campos operados, até 2030, por meio de seu programa de aumento de fator de recuperação de jazidas, o RES20.

O volume é expressivo, considerando que em quase sete décadas da atuação da companhia a produção foi de 23 bilhões de boe, conforme nota da empresa.

Os investimentos do programa criado com foco na incorporação de novas reservas estão no plano de negócios da Petrobras, que não divulgou valores específicos para o RES20.

"Os ativos de excelente qualidade do pré-sal e a oportunidade de desenvolvimento tecnológico, com a aplicação de sísmica de alta resolução, representam alavancas para atingirmos esse objetivo", disse o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Fernando Borges, em nota.

Com o RES20, a companhia avança para modelos de jazida ainda mais bem definidos e detalhados, focados nos planos diretores dos ativos.

O uso da inteligência artificial e a aplicação de conhecimentos técnicos também auxiliam no desenvolvimento dos melhores modelos de reservatórios para a indústria, calcados em informação de qualidade, explicou a empresa.

"Estamos buscando aumentar o fator de recuperação desses campos, com eficiência de custo, maximizando o valor dos nossos ativos", destacou Borges.

Também será usado no programa o processamento em nuvem para aperfeiçoar os modelos digitais de reservatório. Já o uso de realidade aumentada possibilitará uma melhor visualização das malhas de drenagem dessas jazidas.

Fonte: Reuters

Autor/Veículo: Folha de S.Paulo
Compartilhe: