Notícias

Petrobras é um problema, diz Bolsonaro no G-20, em Roma

Um dia após a Petrobras perder R$ 23 bilhões em valor de mercado por medo de ingerência política do governo, o presidente Jair Bolsonaro afirmou no sábado, durante a cúpula do G-20, em Roma, que a estatal “é um problema”. A declaração foi feita em uma conversa informal com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que citou os grandes recursos petrolíferos do Brasil.

“A Petrobras é um problema, mas estamos quebrando monopólios, com reação muito grande. Há pouco tempo, era uma empresa de um partido político. Mudamos isso”, disse Bolsonaro. A gravação do diálogo foi divulgada pelo jornalista Jamil Chade, do UOL.

Em meio à dificuldade de conter a alta dos combustíveis, que afeta a popularidade do governo, o presidente e o ministro da Economia, Paulo Guedes, têm feito uma série de ataques à Petrobras nas últimas semanas. Em transmissão ao vivo nas redes sociais na quinta-feira, o chefe do Executivo chegou a afirmar que a estatal deveria dar menos lucro, o que fez as ações da empresa tombarem na Bolsa.

Bolsonaro ainda disse a Erdogan que a economia brasileira está se recuperando da crise da covid-19. “Economia voltando bem forte. A mídia, como sempre, atacando. Estamos resistindo bem”, afirmou, sem citar questões como a disparada da inflação, alta dos juros e projeções até de queda do PIB.

AUXÍLIO BRASIL.

Em Roma, Bolsonaro afirmou ainda que o governo trabalha com um plano B para o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 400, caso a PEC dos Precatórios, necessária para a liberação de recursos, não seja aprovada no Congresso.

Embora ninguém no governo fale abertamente sobre isso, a prorrogação do auxílio emergencial, que termina neste domingo, seria uma das alternativas para garantir o pagamento maior. •

Autor/Veículo: O Estado de S.Paulo
Compartilhe: