Notícias

Petrobras encerra acordo sobre irregularidades da Lava Jato e paga US$ 853,2 milhões de multa

A Petrobras (PETR3; PETR4) informou nesta segunda-feira (4) que concluiu as obrigações previstas no acordo assinado com o Departamento de Justiça dos EUA (DoJ), em setembro de 2018.

A companhia cumpriu esses deveres, incluindo a evolução do seu programa de integridade e o envio de informações ao DoJ durante os três anos.

Devido aos acordos coordenados entre DoJ e SEC, equivalente à CVM brasileira, a Petrobras pagou US$ 853,2 milhões de multa, além de se comprometer com a evolução de seus controles internos e de concordar em cooperar com as agências americanas.

“Com a conclusão das obrigações previstas no acordo, a Petrobras encerra uma importante etapa de sua
trajetória de recuperação. Temos hoje um sistema robusto de controle e medidas anticorrupção que vão além das exigidas pela legislação”, afirma o diretor executivo de Governança e Conformidade da Petrobras, Salvador Dahan.

A Petrobras e o DoJ

Os acordos firmados entre a petrolífera e a justiça norte-americana eram relacionados às irregularidades investigadas na Lava Jato, abordando questões de controles internos, registros contábeis e demonstrações financeiras da companhia, durante o período de 2003 a 2012.

Na operação, as autoridades brasileiras identificaram que ex-executivos da companhia e outros nomes estavam envolvidos em um esquema de corrupção que causou danos financeiros à companhia. Na conclusão do acordo, foi reconhecido que a Petrobras foi vítima dos esquemas de corrupção desvendados pela Justiça brasileira.

Autor/Veículo: Money Times
Compartilhe: