Notícias

Petrobras reduz em 15,7% preços da gasolina de aviação

A Petrobras reduziu em 15,7% os preços da gasolina de aviação (GAV) para as distribuidoras, informou hoje a companhia. É a segunda queda no preço do produto neste mês — no início de agosto, os preços foram cortados em 5,7%.

Os novos preços entram em vigor na quinta-feira (1º/09). Na sexta-feira, a estatal havia anunciado um recuo de 10,4% nos preços de venda de querosene para aviação (QAV) para as distribuidoras.

Segundo a Petrobras, os ajustes de preços de GAV são mensais e definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras.

“Os preços de venda da GAV da Petrobras para as companhias distribuidoras buscam equilíbrio com o mercado e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com ajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio”, disse a Petrobras em comunicado.

A gasolina de aviação é o combustível utilizado predominantemente em aviões de pequeno porte — como as aeronaves empregadas na aviação particular, na agricultura, em treinamento de pilotos, na aviação comercial de menor porte e nos aviões experimentais e esportivos.

Já o querosene de aviação é utilizado em aviões comerciais de maior porte que utilizam motores a turbina.

Autor/Veículo: Valor Investe
Compartilhe: