Notícias

Petrobras: Silva e Luna deve ser confirmado presidente. Veja quais serão as primeiras medidas

O general Joaquim Silva e Luna, que será eleito nesta sexta-feira presidente da Petrobras em reunião do Conselho de Administração, vai nomear quatro funcionários de carreira da estatal para compor a nova diretoria da companhia.

Segundo duas fontes, o general optou por "preservar" nomes internos como forma de fazer uma transição suave na empresa, sem trazer pessoas de fora para os cargos de diretores das áreas de "Exploração e Produção", "Desenvolvimento da Produção", "Comercialização e Logística" e "Finanças e Relacionamento com Investidores".

Os diretores dessas áreas colocaram os cargos à disposição em meio ao processo de demissão de Roberto Castello Branco, que foi destituído do cargo de presidente da estatal na última segunda-feira em em assembleia de acionistas.

Plano de sucessão do RH
O Comitê de Pessoas já examinou os nomes e já deu recomendação positiva. Os quatro novos diretores "vieram de dentro da empresa segundo programas internos do plano de sucessão do RH", destacou uma das fontes.

Os outros diretores atuais continuam nos cargos: Nicolás Simone (Transformação Digital e Inovação):Rodrigo Costa Lima e Silva (Refino e gás natural); e Roberto Ardenghy (Relacionamento Institucional e Sustentabilidade). Em março, o Conselho aprovou ainda Salvador Dahan para o cargo de diretor de Governança e Conformidade.

Com o aval do Conselho, Silva e Luna deve tomar posse já na sexta-feira em cerimônia interna na sede da empresa, no Centro do Rio de Janeiro, de onde já vem trabalhado presencialmente. Segundo fontes, Silva e Luna vai encerrar o regime de home office para a diretoria em maio.

A diretoria vai reavaliar o futuro do home office em maio para os cerca de 20 mil funcionários. A estratégia é dividir todos os funcionários da estatal em diferentes grupos, como foi feito em Itaipu. Assim, os colaboradores passariam a ser divididos, por exemplo, por faixa etária, com e sem comorbidades, com filhos em escola, entre outros critérios.

Autor/Veículo: O Globo
Compartilhe: