Notícias

Petroleiros anunciam greve na Bahia contra venda de refinaria da Petrobras

Os sindicatos de petroleiros na Bahia ligados à Federação Única dos Petroleiros (FUP) iniciam nesta quinta-feira (18) uma greve por tempo indeterminado contra a venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) pela Petrobras.

Os funcionários da refinaria baiana afirmam que não têm informações sobre a situação dos trabalhadores próprios e terceirizados da estatal após o desinvestimento. A Petrobras concluiu na semana passada as negociações para a venda da RLAM para o fundo Mubadala Capital, pelo valor de US$ 1,65 bilhão.

"São cerca de 900 trabalhadores próprios da Petrobras e 1.700 terceirizados que não receberam da empresa qualquer atenção durante o processo de venda, não foram ouvidos, e agora não sabem como será seu futuro. A legislação diz que a empresa tem de negociar com o sindicato todas as questões que envolvam sua força de trabalho”, afirma o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Como apoio, sindicatos de petroleiros em diversos estados anunciaram mobilizações em apoio à greve na Bahia. Os atos vão incluir atrasos no início da jornada de trabalho, protestos e carreatas, nos estados do Amazonas, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A venda da Rlam é a mais avançada até o momento no plano da Petrobras de se desfazer de oito refinarias, como parte do acordo assinado entre a petroleira e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a abertura do mercado de refino.

Autor/Veículo: Valor Econômico
Compartilhe: