Notícias

Petróleo: AIE prevê demanda recorde este ano com fim de lockdowns na China

A rápida reabertura da China, após anos de lockdowns motivados pela pandemia de covid-19, deverá ajudar a demanda global por petróleo a atingir nível recorde este ano, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE).

Em relatório mensal publicado nesta quarta-feira, 18, a AIE elevou sua projeção para a alta no consumo mundial de petróleo em 2023 em quase 200 mil barris por dia (bpd), para 1,9 milhão de bpd. A demanda extra significa que a agência agora espera que a demanda total por petróleo atinja este ano uma média inédita de 101,7 milhões de bpd, bem acima dos níveis pré-pandemia.

A abrupta reversão da política de “covid zero” na China pegou os mercados de surpresa e alimentou esperanças de que a reabertura leve a demanda do gigante asiático por petróleo a mostrar forte recuperação.

A melhora de perspectiva econômica da Europa e dos EUA também impulsiona expectativas para o consumo de petróleo, destacou a AIE. Espera-se que a Europa tenha este ano desempenho econômico melhor do que se pensava inicialmente, à medida que o inverno mais ameno aliviou a crise de energia deflagrada pela guerra da Rússia na Ucrânia. Ao mesmo tempo, esforços do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) para combater a inflação vêm dando sinais de resultado.

A AIE elevou sua previsão para o consumo chinês de petróleo este ano em 100 mil bpd, para 15,9 milhões de bpd.

Já para 2022, a agência cortou sua estimativa para a alta na demanda global por petróleo em 100 mil bpd, para 2,2 milhões de bpd, o que deixaria o consumo total em 99,9 milhões de bpd.

Em relação à oferta mundial da commodity, a AIE ajustou para cima sua estimativa para 2022 em 100 mil bpd, para 100,1 milhões de bpd, e também a projeção para 2023, em 300 mil bpd, a 101,1 milhões de bpd.

Autor/Veículo: O Estado de São Paulo
Compartilhe: