Notícias

Petróleo Brent toca US$45/barril com expectativa por vacina

O petróleo Brent, valor de referência global da commodity, atingiu uma máxima de mais de dois meses nesta quarta-feira, superando a marca de 45 dólares por barril, por expectativas de que uma vacina contra a Covid-19 possa impulsionar a demanda, embora preocupações com o aumento no número de casos da doença tenham feito com que a cotação perdesse força na sequência.

O Brent fechou em alta de 0,19 dólar, ou 0,4%, a 43,80 dólares por barril, após alcançar uma máxima de 45,30 dólares na sessão --a primeira vez em que ultrapassa a marca de 45 dólares desde o início de setembro.

O petróleo dos Estados Unidos (WTI) avançou 0,09 dólar, a 41,45 dólares o barril, depois de tocar máxima de 43,06 dólares.

Tanto Brent quanto WTI acumulam altas de cerca de 11% nesta semana, após dados iniciais de testes mostrarem que a vacina experimental contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer e pela alemã BioNTech teve eficácia de 90%.

Apesar disso, preocupações com o aumento no número de casos de coronavírus ainda pressionam o mercado.

"O número recorde de casos é suficiente para fazer todo mundo voltar para a realidade", disse Bob Yawger, diretor de Futuros de Energia do Mizuho.

A expectativa de que uma vacina possa restaurar a demanda por combustíveis no setor de transportes é crítica para o petróleo, acrescentou John Kilduff, sócio-fundador da Again Capital.

Autor/Veículo: Agência Reuters
Compartilhe: