Notícias

Petróleo e câmbio colaboram para aumento dos combustíveis, diz Cbie

As variações no preço do petróleo e o aumento do dólar colaboram para aumento constantes dos combustíveis no Brasil, aponta o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie), Adriano Pires, em entrevista à CNN neste domingo (3).

“Incide sobre nós a volatilidade do preço do petróleo e do próprio câmbio. Caso o governo ache que a volatilidade não deve incidir sobre o consumidor, pode criar um fundo, ou o gás social, como foi aprovado na Câmara”, afirma.

Ele explica como funciona a ideia. “O fundo na realidade é uma maneira de reduzir a volatilidade. O governo estabeleceria um gatilho para o barril, US$ 50, US$ 60. Se ultrapassar, o governo cobre, quando o preço for inferior, esse fundo se capitaliza. Isso acontece em muitos lugares do mundo. A questão do fundo é de política econômica, política pública. O que não pode é mexer nos preços da Petrobras”, diz.

Pires afirma ainda que um combustível em especial poderia ser beneficiado. “O fundo deveria ser usado para o diesel, que tem efeito muito grande na economia brasileira, no transporte de mercadorias. O importante é ter uma política de governo para enfrentar o problema, que é recorrente”.

A polêmica sobre os impostos também é levada em conta. “Tem que debater uma nova metodologia de impostos e política pública. O ICMS também é importante. Um debate que temos que ter é sobre um ICMS cobrado por litro sobre a refinaria, não sobre a bomba. Talvez os culpados não sejam os governadores ou o ICMS. Talvez hoje o maior culpado do preço é o dólar alto, é a política econômica brasileira”.

Autor/Veículo: CNN Brasil
Compartilhe: