Notícias

Petróleo fecha em alta de quase 3% com volta do apetite por risco

O petróleo encerrou a sessão de hoje com ganhos robustos, apoiados pela busca por ativos de risco em um ambiente mais otimista em Wall Street acerca da possibilidade de um acordo para elevar o teto da dívida dos EUA.

O barril do petróleo WTI - referência americana - com entrega prevista para julho fechou em alta de 2,89%, a US$ 72,89, enquanto o do Brent - referência global - para o mesmo mês avançou 2,74%, a US$ 76,96.

O petróleo começou a sessão de hoje em leve alta e chegou a flertar com território negativo após o forte aumento de 5 milhões de barris nos estoques americanos da commodity - que contrariou a expectativa por queda de 800 mil barris.

No entanto, os contratos futuros acompanharam a melhora dos mercados em Wall Street, onde investidores parecem mais otimistas sobre a possibilidade de um acordo para que o Congresso dos EUA aprove uma lei que eleve o teto da dívida do país.

O otimismo vem depois de uma reunião entre o presidente Joe Biden e autoridades congressistas, entre elas o presidente da Câmara, Kevin McCarthy. Antes de embarcar para viagem ao Japão, onde terá reunião com líderes do G7, Biden afirmou estar “confiante” de que um acordo será costurado até o fim de semana.

Além do aumento dos estoques de petróleo nos EUA, a alta dos preços da commodity hoje superou ainda um dólar forte no mercado cambial. Por volta de 16h35 (de Brasília), o índice DXY apresentava ganho de 0,29%, a 102,860 pontos.

Sobre o dado de estoques, o economista Bill Weatherburn, da Capital Economics, avalia que os ganhos recentes se dão em meio à liberação de barris da reserva estratégica dos EUA, algo que deve se estender por mais algumas semanas “até que o governo dos EUA passe a comprar petróleo em agosto”.

Autor/Veículo: Valor Investe
Compartilhe: