Notícias

Petróleo fecha em alta, impulsionado por receios sobre o acordo nuclear com o Irã

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta, em uma nova máxima de mais de três semanas, em meio às incertezas relacionadas ao acordo nuclear que está sendo negociado entre os EUA, Europa e Irã.

O contrato do petróleo Brent para outubro - a referência global - fechou em alta de 0,99%, a US$ 101,22 por barril, enquanto o do WTI americano para o mesmo mês subiu 1,22%, a US$ 94,89 por barril. O índice dólar DXY, que normalmente tem correlação negativa com o petróleo, opera em leve alta de 0,05%, a 108,681 pontos.

Os preços do petróleo operavam em queda no começo da tarde, mas passaram a subir após relatos da agência de notícias Al-Arabiya de que os EUA teriam rejeitado todas as condições adicionais exigidas pelo Irã durante as negociações do acordo nuclear.

O acordo nuclear poderia liberar a entrada de petróleo iraniano nos mercados internacionais da commodity, o que poderia aumentar a oferta global em 1 milhão de barris diários ou mais, o que derrubaria os preços da commodity. Por este motivo, o nervosismo em torno das negociações para o acordo acaba impulsionando os preços do petróleo.

Os contratos futuros do petróleo operavam em queda durante a manhã, mas reverteram as perdas após a divulgação dos dados semanais de estoques nos EUA. Os estoques americanos de petróleo caíram 3,28 milhões de barris na semana passada, de acordo com dados do Departamento de Energia dos EUA (DoE, na sigla em inglês). A queda foi bem maior do que a expectativa de consenso - o que em princípio seria positivo para os preços -, mas foi bem menor do que a queda de 5,6 milhões de barris indicada pelo Instituto Americano de Petróleo (API, na sigla em inglês), e foi acompanhada também de uma queda de 914 mil barris diários na demanda americana por gasolina.

Autor/Veículo: Valor Econômico
Compartilhe: