Notícias

Petróleo fecha em baixa, em meio a temores com a demanda na China

Os contratos futuros de petróleo registraram queda, nesta quarta-feira (28). Apesar da reabertura na China, há dúvidas sobre a demanda futura, com riscos de mais ondas da covid-19 e também de recessão global. Além disso, o dia foi de menos negócios e mais volatilidade, na última semana do ano.

O petróleo WTI para fevereiro fechou em baixa de 0,72%, em US$ 78,96 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o Brent para março, contrato agora mais líquido, caiu 1,27%, a US$ 83,26 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE).

O governo chinês continuava a adotar medidas para acabar com restrições contra a covid-19. Hoje, anunciou que deixará de fazer testes em alimentos em busca do vírus. A expectativa é que isso apoie a atividade local e também a demanda por petróleo, porém continua a haver o temor de uma potencial onda forte de casos, com consequências mais imediatas negativas para a economia do país.

O Swissquote ainda comentava, em relatório a clientes, o fato de que a Rússia reagiu ao limite de preços imposto a seu petróleo pela União Europeia e aliados, como os EUA. O banco nota que a medida de apoio apenas modesto aos preços na terça-feira, o que segundo o banco ocorreu pelo fato de a maioria dos países envolvidos já terem interrompido grande parte de suas importações de óleo russo.

Autor/Veículo: O Estado de São Paulo
Compartilhe: