Notícias

Petróleo fecha em forte queda, com riscos à demanda por covid, câmbio e DoE

Os contratos futuros de petróleo registraram quedas acentuadas nesta quarta-feira, 28, com investidores atentos à disseminação da covid-19 em vários países da Europa e também em parte dos Estados Unidos. Além disso, o dólar forte contribuiu para o movimento, com investidores atentos também ao dado de estoques semanais nos EUA.

O petróleo WTI para dezembro fechou em baixa de 5,51%, em US$ 37,39 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o Brent para janeiro recuou 4,73%, a US$ 39,64 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE).

O fato de que grandes economias da Europa, como Alemanha e França, caminham para impor novas restrições à atividade, diante de novas ondas de casos da covid-19, pressionou o apetite por risco em geral nos mercados. No caso do petróleo, o provável impacto à atividade levou os contratos para baixo, com o movimento ainda impulsionado pelo dólar forte, que torna a commodity mais cara para os detentores de outras moedas.

Hoje, a chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou restrições à atividade ao longo de novembro e havia a expectativa de que a França fosse por caminho similar, após a Suíça também adotar medidas. Nos EUA, analistas têm destacado o avanço da doença em algumas regiões, o que também poderá forçar a medidas locais, num cenário ainda de expectativa com a eleição que ocorre na próxima terça-feira.

Autor/Veículo: IstoÉ
Compartilhe: