Notícias

Petróleo fecha em queda, com possível aumento de oferta pelo Opep

Depois de operar a maior parte da sessão no azul, os ativos do petróleo fecharam a terça-feira em queda. Alguns membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) estudam elevar a oferta da commodity, de acordo com reportagem do Wall Street Journal. Nem mesmo o anúncio do embargo às importações de petróleo russo pela União Europeia (UE) e otimismo com reabertura de cidades na China foram suficientes para segurar o avanço.

Mais cedo, o petróleo operava em alta, com o otimismo garantido pela reabertura de grandes cidades chinesas, como Xangai e Pequim, após os recentes e severos lockdowns e a expectativa por aumento na demanda pelo óleo. Paralelamente, ontem, a União Europeia chegou a um acordo e anunciou o embargo ao petróleo russo. De acordo com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, a decisão deve ter efeito imediato sobre dois terços das importações do combustível pelo bloco e, segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deve reduzir as importações do petróleo russo em 90% até o fim deste ano. Depois do anúncio do sexto pacote de sanções à Moscou, o bloco prometeu que irá revisar “o mais breve possível” o dispositivo que isenta “temporariamente” as entregas por oleodutos do embargo.

Em relatório, a Eurasia Group destaca que o movimento pela UE havia sido amplamente antecipado pelo mercado, o que provocou apenas uma alta modesta e temporária nos preços. A consultoria ressalta que a volatilidade no mercado de petróleo diante do atual contexto, mas afirma esperar preços em níveis elevados em meio à temporada de viagens de carro nos Estados Unidos e um mercado ainda mais apertado na UE. O embargo deve reduzir as importações pelo bloco entre 1 e 1,5 milhão de barris por dia, que devem ser direcionados à China ou Índia com descontos, afirma a Eurasia. Em relatório, é destacado que as pressões negativas não se dissiparam totalmente, com os riscos de recessão pelo mundo, inflação crescente e gargalos de oferta.

Autor/Veículo: E-investidor - Estadão
Compartilhe: