Notícias

Petróleo fecha em queda de mais de 2% ante sinais de liberação de reserva dos EUA

O petróleo fechou a sessão desta quarta-feira em queda de mais de 2%, diante de novos sinais acerca da liberação da reserva estratégica de petróleo (SPR) dos Estados Unidos.

Os preços dos contratos para janeiro, a referência global, terminaram o dia em queda de 2,60% a US$ 80,28 por barril, na ICE, em Londres, enquanto os preços dos contratos para o mesmo mês do WTI, a referência americana, caíram 3,08%, a US$ 77,28 por barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).

Relatórios de que uma liberação conjunta de suprimentos de petróleo foi discutida entre o presidente americano Joe Biden e o líder chinês Xi Jinping em reunião virtual ampliaram as perdas acentuadas da commodity, apesar do suporte fornecido pelos dados americanos, que apontaram o primeiro declínio semanal nos estoques de petróleo dos EUA em quatro semanas.

“Qualquer desdobramento concreto da reunião ainda espera para ser visto”, disse Yeap Jun Rong, estrategista de mercado da IG em Cingapura. Para ele, a reunião tende a dominar a sessão dos mercados até que qualquer progresso significativo nas relações sino-americanas sejam conhecidos.

O recuo do petróleo ocorre mesmo após o Departamento de Energia dos EUA (DoE, na sigla em inglês) apontar um recuo no estoque da commodity no país na semana passada. O total de barris no estoque caiu 2,1 milhões para 433 milhões de unidades, enquanto o esperado por economistas consultados pelo “The Wall Street Journal” era um avanço de 0,5 milhão de barris.

Outro fator que ajudou a levantar o preço do petróleo foi a interrupção do rali do dólar no exterior. O índice DXY há pouco operava em queda de 0,13%, a 95,795 pontos.

Autor/Veículo: Valor Investe
Compartilhe: