Notícias

Petróleo fecha em queda diante de sinais vindos da China, Estados Unidos e Ucrânia

O petróleo encerrou a sessão de hoje em queda, em dia em que o dólar permaneceu forte no exterior, ajudando a penalizar as negociações da commodity. A sessão também continuou sendo marcada pelo temor do investidor acerca dos inúmeros casos de covid na China. Ainda marcaram as negociações de petróleo de hoje os comentários de Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, de que a retomada de Kherson significa o início do fim da guerra que já dura oito meses –e que dá base para o avanço dos preços dos contratos.

No fim das negociações, os preços dos contratos para janeiro do Brent, a referência global, terminaram em queda de 2,97%, a US$ 93,14 o barril, na ICE, em Londres, enquanto os preços dos contratos para dezembro do WTI, a referência americana, recuaram 3,47%, a US$ 85,87 o barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).

Com comentários mais favoráveis ao aperto monetário feitos peo diretor do Federal Reserve (Fed) Christopher Waller ontem, hoje pela manhã o mercado voltou a pesar a chance de uma suavidade na atuação do BC americano. Com isso, o otimismo que deu ganhos consistentes aos ativos de risco na semana passada perdeu força na sessão, enquanto o dólar se fortaleceu no exterior –o que prejudicou as negociações de commodities indexadas na moeda americana. Perto das 17h, o índice DXY, que mede o peso do dólar ante seis moedas de mercados desenvolvidos, operava em alta de 0,34%, a 106,658 pontos.

Além do dólar forte devido ao fim do entusiasmo com um Fed mais suave, também se manteve presente a preocupação com a China. As cidades chinesas de Pequim, Guangzhou e Zhengzhou registraram um número recorde de casos de covid-19 durante o final de semana. Na semana passada, as autoridades chinesas anunciaram que as restrições à entrada no país por via aérea foram aliviadas, incluindo o período de quarentena que os visitantes deveriam ser submetidos.

“Enquanto estamos vendo os anúncios do relaxamento de medidas restritivas na China, o país também está enfrentando o maior número de casos diários de covid desde abril. A mais recente flexibilização nos requisitos de quarentena é certamente um passo na direção certa, mas o mercado provavelmente precisará de mais sinais nessa direção se esse entusiasmo recente for sustentado”, afirmou o banco ING em relatório.

Não bastasse isso, o dia ainda foi marcado por uma sinalização de paz na Ucrânia, o que pode retirar a pressão de boa parte da oferta apertada da commodity. O analista sênior da Price Futures Group Phil Flynn disse, em nota, que o avanço dos contratos de petróleo perderam um pouco seu suporte com relatos de que a Ucrânia está aberta a negociações de paz. O “The Wall Street Journal” disse que funcionários executivos do governo americano começaram a incitar Kiev a começar a pensar em negociações de paz no caso de o inverno interromper o ímpeto da guerra, após a recaptura de Kherson pela Ucrânia em um de seus triunfos mais impressionantes da guerra. Hoje o presidente do país disse que a retomada da cidade significa o início do fim da guerra.

Ainda na sessão, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) deixou sua previsão para oferta e demanda global de petróleo praticamente inalterada, ao alertar que grandes incógnitas, como casos de covid-19 na China e o impacto dos esforços do ocidente para frustrar as exportações russas de petróleo, tornaram as perspectivas para os mercados de energia altamente incertas.

Autor/Veículo: Valor Investe
Compartilhe: