Notícias

Petróleo fecha sem direção única ante especulação sobre liberação de reserva estratégica dos EUA

Os preços do petróleo fecharam a primeira sessão da semana sem uma única direção diante de novas especulações sobre a utilização das reservas estratégicas dos Estados Unidos para aliviar a alta nos preços do combustível.

O contrato do petróleo Brent, a referência global, para janeiro terminou em recuo de 0,15% a US$ 82,05. Já o WTI, a referência americana, para o mesmo mês registrou leve alta de 0,03% a US$ 79,72.

No fim de semana, o líder da maioria no Senado, Charles Schumer, pediu que o presidente Joe Biden liberasse as reservas estratégicas (SPR, na sigla em inglês) para conter a inflação provocada pelo avanço dos combustíveis. Na semana passada, 11 senadores democratas já haviam pressionado o governo Biden a considerar uma liberação das reservas estratégicas ou outras medidas, como proibições de exportação. Isso ocorre diante da alta da gasolina nas bombas americanas.

O analista Helge Andre Martinsen, da DNB Markets, destaca também que o ministro da Energia da Arábia Saudita, Abdulaziz bin Salman, disse que espera que os estoques de petróleo comecem a aumentar a partir de dezembro. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) informou na semana passada que a demanda global por petróleo crescerá em 5,7 milhões de barris por dia neste ano, bem abaixo da expectativa registrada pela organização no mês passado.

Os preços passaram boa parte da sessão no vermelho, mas recuperaram parte das perdas no fim do pregão. O dólar no exterior, cujo bom desempenho ajuda a pressionar os preços do petróleo, operava há pouco em alta de 0,31%. O índice setorial de energia do S&P 500, que recuava pela manhã, há pouco tinha o melhor avanço entre seus pares, em ganho de 1,09%.

Autor/Veículo: Valor Econômico
Compartilhe: