Notícias

Petróleo fecha sessão em alta, mas WTI encerra semana em queda

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta sexta-feira (24), após dois dias registrando prejuízo. Os preços dos barris ficaram subiram hoje, mesmo com temores de recessão econômica crescendo, em meio à declaração do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, de que a autoridade monetária deve fazer o que for necessário para controlar a inflação alta. Apesar do ganho na sessão, o WTI recuou na semana, enquanto o Brent se manteve na estabilidade.

No fim das negociações de sexta-feira, os preços dos contratos do Brent, a referência global, para agosto terminaram em alta de 2,8%, a US$ 113,12 o barril, na ICE, em Londres, enquanto os preços dos contratos do WTI, a referência americana, para o mesmo mês fecharam o dia em valorização de 3,21%, a US$ 107,62.

Diante da preocupação com a recessão, os preços do petróleo foram bastante penalizados ao longo da semana. O Brent conseguiu se manter estável no acumulado dos últimos cinco dias, mas o WTI recuou 1,77% na semana.

Aumento de produção nos EUA

Os Estados Unidos parecem estar interessados em aumentar a sua produção de petróleo. De acordo com a petrolífera Baker Hughes, o número de poços direcionados a petróleo nos EUA foram ampliados para 594. O aumento é um dos maiores ganhos semanais do ano.

Apesar disso, a projeção para um recuo nos preços mais forte parece distante. "Não achamos que haja muito espaço para que os preços caiam no curto prazo", afirmou a Capital Economics. Segundo a casa de análise, os preços para o setor de energia devem permanecer altos até o segundo semestre, enquanto os estoques de commodities como metais e grãos estão em baixa, o que faz com que o preço seja sustentado.

Autor/Veículo: Valor Econômico
Compartilhe: