Notícias

Petróleo fecha sessão perto da estabilidade, mas com forte queda semanal

Os preços do petróleo ficaram praticamente estáveis nesta sexta-feira, com o mercado equilibrando um dólar mais fraco e relatórios mistos de empregos nos Estados Unidos, mas ambos os índices de referência do petróleo encerraram o acumulado da primeira semana do ano em queda devido a preocupações com a recessão global.

Os futuros do Brent caíram 0,12 dólar, ou 0,2%, para 78,57 dólares o barril, enquanto o petróleo nos EUA (WTI) subiu 0,10 dólar, ou 0,1%, para 73,77 dólares.

Na semana, tanto o Brent quanto o WTI caíram mais de 8%, suas maiores quedas semanais no início do ano desde 2016. Ambos os benchmarks ganharam cerca de 13% nas três semanas anteriores.

“O mercado de petróleo pode estar recuperando alguma compostura após o banho de sangue no início desta semana, mas o potencial de alta permanece limitado, pelo menos no curto prazo. As perspectivas econômicas estão nubladas”, disse Stephen Brennock, analista da PVM.

A atividade do setor de serviços dos EUA em novembro contraiu pela primeira vez em mais de dois anos e meio, de acordo com um relatório do Institute for Supply Management (ISM).

Mas outro relatório mostrou que a economia dos EUA criou empregos em um ritmo sólido em dezembro, levando a taxa de desemprego de volta a uma mínima pré-pandemia de 3,5%, enquanto o mercado de trabalho permanece apertado.

(Reuters)

Autor/Veículo: InfoMoney
Compartilhe: