Notícias

Petróleo registra sexto ganho semanal

08/06/2020 - O petróleo registrou seu sexto avanço semanal, fechando no nível mais alto desde 6 de março, depois que um relatório de empregos dos EUA superou as previsões dos analistas, adicionando um rali alimentado por um acordo provisório da OPEP + para estender os cortes na produção.

Os contratos futuros em Nova York subiram 11% nesta semana, superando US $ 39 o barril pela primeira vez desde o início de março. Antes de uma reunião de sábado da OPEP +, a aliança de produtores concordou em estender os limites de produção em mais um mês depois que membros que não cumpriram as cotas disseram que compensariam nos próximos meses. As ações dos EUA subiram depois que o relatório de emprego reforçou as expectativas de que a economia se recuperasse rapidamente dos bloqueios por coronavírus.

O teste real para o petróleo vai ultrapassar os US $ 41, onde os futuros estavam antes da quebra histórica do mercado em março, disse Robert Yawger, diretor da divisão de futuros da Mizuho Securities USA. “Você teria dificuldade em encontrar uma situação mais otimista do que fechar essa lacuna”, disse ele.

O mercado registrou uma rápida recuperação de sua queda abaixo de zero em meados de abril, mas a recuperação permanece frágil, com os preços ainda caindo 35% este ano. A manutenção do rally depende de uma combinação de demanda retornada e cortes contínuos na produção, no momento em que os preços mais altos estão levando alguns produtores americanos a reabrir os poços.

Os gerentes de dinheiro estão se aproximando, aumentando as apostas otimistas do petróleo Nymex WTI para as mais altas em cerca de 22 meses.

Ainda assim, a recuperação da demanda é desigual. A demanda de diesel nos EUA caiu para o nível mais baixo em 21 anos na semana passada e, na Europa, os lucros com a produção de combustível estão em colapso, ameaçando limitar a demanda por petróleo. Por outro lado, a China, o segundo maior usuário de petróleo do mundo, está se recuperando rapidamente, com o consumo voltando aos níveis pré-pandêmicos.

O histórico acordo da OPEP + de cortar 9,7 milhões de barris por dia de produção tem sustentado os preços. Moscou, um retardatário habitual, cumpriu pontualmente o acordo histórico mediado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e quer garantir que outros o sigam.

Agora, o grupo deve estender esses cortes após quase uma semana de discussões e negociações de alto risco. O cartel e seus aliados realizarão uma rodada de reuniões a partir das 8 horas, horário de Nova York, no sábado.

Preços:

O West Texas Intermediate, em julho, subiu US $ 2,14 para chegar a US $ 39,55 o barril em Nova York
Brent para entrega em agosto adicionou US $ 2,31 a US $ 42,30 por barril
O WTI para 2021 foi negociado acima de US $ 40 por barril na sexta-feira, o nível mais alto desde março. Um preço de US $ 45 poderia ser suficiente para ver um crescimento renovado da produção na Bacia do Permiano, escreveram analistas do Citigroup em um relatório

Autor/Veículo: O Petróleo
Compartilhe: