Notícias

Petróleo sobe 1,5% e tenta recuperação com otimismo sobre dívida dos EUA e dólar fraco

Os contratos futuros do petróleo fecharam o dia em alta, após quatro quedas semanais consecutivas, em meio ao otimismo sobre a possibilidade de um acordo envolvendo o teto da dívida dos Estados Unidos e impulsionado pelo dólar fraco.

O barril do petróleo do Brent - referência global - para julho subiu 1,43%, a US$ 75,23, enquanto o WTI - referência americana - com entrega prevista para o mesmo mês avançou 1,53%, a US$ 71,11.

Durante o fim de semana, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que espera realizar negociações sobre o teto da dívida com o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Kevin McCarthy, amanhã.

O assunto foi um dos principais motivos para o movimento da commodity e demais ativos. “As negociações do teto da dívida dos EUA se destacam como um risco significativo para os preços globais do petróleo, tanto devido ao potencial de consequências econômicas mais amplas quanto à importância do valor do dólar americano na precificação do petróleo", disse Robbie Fraser, gerente de pesquisa global e análises, na Schneider Electric.

Ainda assim, as condições de oferta permanecem relativamente apertadas, “mantendo os estoques em foco", completa Fraser.

O dólar enfraquecido também favoreceu o desempenho do petróleo. Por volta das 16h20, o índice DXY, que mede a relação do dólar com uma cesta de seis moedas de países desenvolvidos, tinha queda de 0,25%, a 102,427 pontos

Além do dólar, as notícias sobre a potencial recompra de petróleo para a Reserva Estratégica de Petróleo dos EUA também forneceram suporte para a commodity.

Autor/Veículo: Valor Investe
Compartilhe: