Notícias

Petróleo sobe 2% apoiado por queda dos estoques dos EUA

O petróleo terminou o dia com ganhos robustos no mercado futuro. Os contratos mais líquidos se fortaleceram com um inesperado e forte recuo dos estoques da commodity e de produtos derivados nos EUA, o que sinaliza melhora da demanda.

O barril do petróleo WTI - referência americana - com entrega prevista para julho fechou em alta de 1,96%, a US$ 74,34, e o do Brent para agosto avançou 1,94%, a US$ 78,23.

Os estoques americanos de petróleo tombaram 12,456 milhões de barris na semana passada, encerrada no dia 19, segundo o Departamento de Energia dos EUA. A queda contrariou a expectativa por alta de 700 mil barris.

Já os estoques de gasolina caíram 2,053 milhões de barris, mais que o previsto, enquanto os de destilados baixaram 561 mil barris e também contrariam a expectativa de alta.

A queda do dado oficial superou, inclusive, o recuo de 6,8 milhões de barris de petróleo previsto pelo American Petroleum Institute (API) na noite de ontem.

A aparente força da demanda por petróleo e derivados nos EUA não deve se sustentar, contudo, de acordo com a economista-chefe de commodities da Capital Economics, Caroline Bain. Para ela, a desaceleração da economia deve forçar uma procura menor pelo óleo.

Ela destaca ainda que a queda veio diante de um tombo nas importações junto de uma leve alta nas exportações americanas na semana passada. “Dados comerciais são notoriamente voláteis e é bem possível que as importações se recuperem na próxima semana”, diz ela.

Bain também avalia que o movimento de hoje dos contratos de petróleo segue sinalizações do ministro de Energia da Arábia Saudita, Abdulaziz bin Salman, sobre um possível novo corte de oferta da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) no começo de junho.

Autor/Veículo: Valor Investe
Compartilhe: