Notícias

Platts lança cotação para o mercado brasileiro de biodiesel

Antecipando a abertura do mercado de biodiesel a partir da virada do ano. A S&P Global Platts está lançando uma avaliação de preços de biodiesel brasileiro. A cotação vai acompanhar as cotações do produto entregue na praça de Paulínia (SP).

De acordo com a Platts, o lançamento oferece transparência ao mercado brasileiro de biodiesel durante a transição de um modelo de leilão mandatório para um mercado baseado em negociações spot e contratos a termo, e compõe a cobertura global da Platts para o mercado de biodiesel.

A avaliação reflete o biodiesel especificação padrão ANP, considerando a sazonalidade da especificação do ponto de entupimento do filtro a frio, CFPP. A avaliação considera o produto DAP Paulínia, estado de São Paulo. A avaliação reflete transações para volumes entre 100 e 250 metros cúbicos. Outros volumes podem ser considerados e normalizados para a faixa de volume padrão.

O mercado de biodiesel deve oficialmente migrar para um novo modelo de comercialização baseado em negociações spot e contratos a termo substituindo os leilões efetivamente em 03 de janeiro de 2022 – segundo fixado em resolução publicada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

De 03 de novembro a 30 de dezembro de 2021, a Platts irá considerar indicações de compra, indicações de venda e transações para o biodiesel entregue em janeiro de 2022, e a partir de 3 de janeiro, a avaliação refletirá o biodiesel entregue entre um a sete dias após a data de publicação.

A Platts considera as indicações de compra/venda e as transações com pagamento em até 10 dias da entrega. A avaliação é publicada em R$/m³ e US$/t diariamente, refletindo o valor às 16h30 no horário de São Paulo.

Na ausência de indicações de compra, indicações de venda, transações ou valores de mercado, a Platts irá considerar as variações da principal matéria-prima, incluindo a avaliação Platts do óleo de soja FOB Paranaguá.

Autor/Veículo: Revista Biodiesel BR
Compartilhe: