Notícias

Postos já ficam sem combustíveis em alguns estados, diz Fecombustíveis

Alguns postos em diversos estados do país já enfrentam problemas pontuais de abastecimento de combustível nesta terça-feira, de acordo com informações da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis).

A Fecombustíveis explicou que o bloqueio em estradas está afetando de forma pontual a distribuição dos combustíveis em alguns estados do país.

Paulo Tavares, presidente SindicombustÍveis no Distrito Federal, destacou falta pontual de gasolina e diesel em alguns postos de Brasília e em Goiânia. “Esperamos que estas manifestações de cunho político provocadas por uma minoria, possam terminar com brevidade para evitar transtornos para toda a população”, disse em nota

No Pará, as paralisações afetaram o abastecimento em Marabá e Altamira, onde há bloqueios, segundo o sindicato local.

Em Minas Gerais, os postos de algumas regiões já estão apresentando falta de gasolina e diesel, afirmou o Minaspetro. O Minaspetro disse ainda que as rodovias do interior de São Paulo, onde estão localizadas as usinas de etanol, também estão bloqueadas e o fornecimento de poderá ficar comprometido nas próximas horas, agravando a situação, já que parte do combustível usa etanol em sua formulação.

“As bases também estão apresentando problemas de suprimentos (anidro e hidratado), uma vez que os caminhões não conseguem chegar para descarregamento”, afirmou em nota.

O mesmo ocorre no Rio Grande do Sul, disse João Carlos Dal’Aqua, presidente do Sulpetro. Segundo ele, os postos contam estoque baixo, e os pedidos são feitos de um dia para o outro.

—São problemas pontuais. As distribuidoras tiveram dificuldade em transitar durante a última madrugada, mas há informações que as vias começam a ser normalizadas.

Além da falta localizada em postos em diversos estados, os sindicatos afirmam que diversas distribuidoras estão reduzindo a quantidade de produtos para sua rede de postos como forma de precaução caso a manifestação ganhe espaço.

No Rio, a interrupção do tráfego em rodovias já causam impactos nos postos, com motoristas receosos tentando se prevenir e encher o tanque e até falta de combustíveis em alguns estabelecimentos.

No posto Shell próximo ao Largo da Segunda-Feira, na Tijuca, gasolinas comum e aditivada acabaram no início da manhã desta terça (dia 1º). O local é abastecido a cada dois dias. Um caminhão deveria ter chegado ao posto para reabastecer o reservatório na noite de segunda, o que não aconteceu, e as mangueiras das bombas foram lacradas pela equipe.

— Ontem já tinha gente chegando para encher o tanque, por medo. Os clientes estão preocupados — diz o subgerente do estabelecimento, Ronaldo Marques.

Ele conta ainda que, sem gasolina, motoristas de veículos flex estão optando pelo etanol, que também não deve durar muito: com menos da metade do tanque preenchido, pelos cálculos do funcionário o álcool deve acabar ainda na noite desta terça.

Morador do bairro, Jeferson Tourinho ia rodar outros postos em busca de gasolina, mas acabou abastecendo com etanol.

— É o jeito, já estou na reserva — contou.

No Ipiranga do Rio Comprido, o reabastecimento do reservatório de 15 mil litros atrasou mais de dez horas. O caminhão estava programado para às 7h de segunda-feira, mas só chegou às 18h15. No local, clientes também enchem o tanque por precaução.

— Não ia encher, mas preferi me precaver — contou a jornalista Silvia Machado.

Autor/Veículo: O Globo
Compartilhe: