Notícias

Presidente dos EUA anuncia liberação de reservas de petróleo para conter alta da gasolina

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (23) a liberação de reservas emergenciais de petróleo para combater os altos preços da energia antes da movimentada temporada de férias, mas levará semanas antes que os barris cheguem ao mercado.

O Departamento de Energia vai liberar 50 milhões de barris de petróleo da Reserva Estratégica de Petróleo (SPR), de acordo com a Casa Branca – a maior liberação da reserva na história dos EUA, disse Biden.

Biden observou na terça-feira que as ações do governo “não resolverão o problema dos altos preços do gás da noite para o dia”.

“Vai levar tempo, mas em pouco tempo você verá o preço da gasolina cair quando você encher o tanque”, disse ele durante seu discurso. “E, a longo prazo, reduziremos nossa dependência do petróleo à medida que mudarmos para energia limpa.”

A liberação visa suprir a falta de disponibilidade de petróleo ao redor do mundo, mas seu efeito real pode ser limitado. Em 2019, o uso de petróleo nos EUA foi em média de aproximadamente 20,5 milhões de barris de petróleo por dia e em 2020 os EUA usaram em média cerca de 18,1 milhões de barris por dia, de acordo com a Administração de Informações de Energia do Departamento de Energia (EIA). O EIA relata que o uso de petróleo foi menor em 2020 devido à pandemia de Covid-19.

Os barris de petróleo envolvidos no anúncio de terça-feira não chegarão ao mercado até “meados de dezembro, dependendo da absorção do mercado”, de acordo com um alto funcionário do governo.

“Estamos entrando em ação. A maior parte do motivo pelo qual os americanos estão enfrentando altos preços do gás é porque os países produtores de petróleo e as grandes empresas não aumentaram o fornecimento de petróleo com rapidez suficiente para atender à demanda. E a oferta menor significa preços mais altos em todo o mundo, globalmente, para o petróleo”, disse Biden durante pronunciamento na Casa Branca.

Este lançamento será feito em coordenação com vários outros países, incluindo China, Índia, Japão, República da Coreia e Reino Unido. As autoridades acreditam que o esforço coordenado pode ter um efeito maior na redução dos preços do gás.

Até sexta-feira (19), havia 604,5 milhões de barris de petróleo na Reserva Estratégica de Petróleo, de acordo com o Departamento de Energia.

A mudança ocorre no momento em que a Casa Branca enfrenta uma pressão crescente para reduzir os preços exorbitantes da bomba, que estão contribuindo para o maior aumento da inflação em décadas, causando frustração e raiva entre os americanos.

O presidente chamou a questão de “problema” na terça-feira, tanto nos Estados Unidos quanto no mundo, e ressaltou que, embora os picos de preços sejam geralmente temporários, “isso não significa que devemos ficar parados e esperar que os preços caiam em seus próprios.”

Trinta e dois milhões de barris serão trocados “nos próximos meses”, disse a Casa Branca, e esses barris eventualmente retornarão à Reserva Estratégica de Petróleo “nos próximos anos”. Dezoito milhões de barris “será uma aceleração nos próximos meses de uma venda de petróleo que o Congresso havia autorizado anteriormente.”

“Os consumidores americanos estão sentindo o impacto dos preços elevados do gás nas bombas e nas contas de aquecimento doméstico, e as empresas americanas também estão, porque o fornecimento de petróleo não acompanhou a demanda enquanto a economia global emerge da pandemia”, disse a Casa Branca em comunicado. “É por isso que o presidente Biden está usando todas as ferramentas disponíveis para trabalhar para reduzir os preços e resolver a falta de oferta.”

A CNN informou anteriormente que Biden esperava anunciar sua decisão de liberar as reservas de petróleo durante um discurso na terça-feira na Casa Branca, mas que o momento de tal movimento ainda dependia de outras nações finalizarem seus acordos.

O presidente fez seu pronunciamento poucas horas antes de partir para o feriado de Ação de Graças em Nantucket, na costa de Massachusetts.

Biden havia sido avisado em particular nas últimas semanas que usar a reserva não faria muito para aliviar os problemas atuais, mas alguns legisladores democratas argumentaram que isso poderia fornecer um alívio temporário na bomba. O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, estava entre os democratas que lideravam a acusação.

Apesar de terem sido informados de que o impacto pode ser insignificante, a opção de liberar as reservas de petróleo permaneceu na mesa, uma vez que Biden tinha poucas outras, e as autoridades acreditavam que a coordenação com outros países poderia ter um efeito maior.

Uma opção era aumentar a produção doméstica de petróleo, mas a Casa Branca tem sido cautelosa com a ótica do presidente e seus assessores que pressionam por mais perfurações em casa na sequência da grande cúpula climática da ONU, COP26, onde Biden prometeu que os EUA “liderariam pelo exemplo” em iniciativas de energia limpa.

A média do preço nacional do gás na terça-feira é de US$ 3,403, de acordo com a AAA, o que é significativamente mais alto do que a média no mesmo período do ano passado, quando muitas pessoas não estavam dirigindo ou viajando tanto devido à pandemia de Covid-19. Não está claro o quanto o esforço da Casa Branca afetaria imediatamente os preços.

A mudança pode, em vez disso, agir em grande parte como um sinal para as nações da Opep e para a Rússia de que os EUA levam a sério a tomada de medidas para reduzir os preços, depois que essas nações relutaram em aumentar a produção de petróleo para reduzir os preços.

Autoridades de Biden alertaram os sauditas durante semanas que os EUA encontrariam soluções alternativas se o preço do petróleo bruto ultrapassasse US$ 85 o barril, disseram as autoridades, o que aconteceu no final do mês passado. Mas a Arábia Saudita se manteve firme em se recusar a aumentar a produção e incluiu – erroneamente, na opinião de autoridades americanas – a possibilidade de os EUA chegarem a um acordo nuclear com o Irã, disseram duas autoridades americanas.

A preocupação dos sauditas é que as sanções ao Irã sejam revogadas, permitindo ao país aumentar sua produção de petróleo e competir com a OPEP +.

Diante dessa relutância, o governo Biden viu a coordenação com as outras nações como uma tentativa de minar o controle do cartel sobre o mercado.

“O pensamento é, podemos fazer isso sozinhos ou internacionalmente – e o último seria muito mais eficaz, especialmente quando se trata de enviar uma mensagem aos sauditas”, disse um alto funcionário envolvido nas discussões.

Biden também tomou outras medidas. Na semana passada, o presidente pediu à Federal Trade Commission que investigasse “imediatamente” se a atividade ilegal de empresas de petróleo e gás está elevando os preços do gás. Essa mudança provavelmente não terá um efeito imediato sobre os preços do gás para os consumidores, mas é outro exemplo de que Biden está tentando mostrar que está trabalhando para reduzir os preços.

As descobertas da FTC também podem ajudar no longo prazo se encontrarem irregularidades. O principal grupo de defesa da indústria do petróleo considerou essa medida uma “distração”.

A secretária de Energia, Jennifer Granholm, disse em uma coletiva de imprensa na Casa Branca na terça-feira que as empresas de gás e petróleo “tiraram proveito” dos altos preços financeiramente.

“Temos 250 plataformas de petróleo a menos em funcionamento hoje do que antes da pandemia e, ainda assim, a indústria de petróleo e gás aluga 23 milhões de acres de terras públicas em terra e no mar”, disse Granholm.

“Foram emitidas mais de 9.500 licenças que não estão sendo usadas. Ao mesmo tempo, a indústria de energia está tendo enormes lucros. Eles voltaram para onde estavam antes do início da pandemia. Então, eles aproveitaram esse momento.”

Autor/Veículo: CNN Brasil
Compartilhe: