Notícias

'Prévia' do PIB avança 0,57% no 2º trimestre

A economia brasileira voltou ao campo positivo em junho depois das quedas registradas em maio e abril. É o que mostra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), que subiu 0,69% no mês, considerando a série livre de efeitos sazonais (compensação para comparar meses diferentes). No acumulado do segundo trimestre do ano, houve expansão de 0,57%.

Conhecido como uma espécie de “prévia do BC” para o PIB, o IBC-BR serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. A projeção atual do BC para a atividade doméstica em 2022 é de crescimento de 1,7%, conforme o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de junho.

O resultado de junho veio acima das estimativas do mercado financeiro, que era de crescimento de 0,38%, segundo pesquisa do Estadão/broadcast com analistas de bancos e consultorias. Na comparação com o segundo trimestre de 2021, houve alta de 2,96% pela série sem ajustes sazonais. Já no primeiro semestre do ano, o resultado ficou positivo em 2,24%.

De maio para junho, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 142,11 para 143,09 pontos na série dessazonalizada. Este é o maior patamar desde março (143,22 pontos).

Autor/Veículo: O Estado de S.Paulo
Compartilhe: