Notícias

PRF: 24 bloqueios são desfeitos na madrugada; ocorrências ainda são 167

Cerca de 32 horas após o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), mandar a PRF (Polícia Rodoviária Federal) desbloquear rodovias e a Suprema Corte referendar por unanimidade sua decisão, 24 bloqueios e interdições foram desfeitos durante a madrugada desta quarta-feira (2), segundo boletim divulgado pela PRF às 6h27. As ocorrências, no entanto, ainda são 167.
Na comparação com informações divulgadas às 23h40 de ontem pela corporação, quando os bloqueios e interdições eram 191, houve diminuição no número de ocorrências nos seguintes estados: Bahia, Ceará, Espirito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Por outro lado, foi registrado aumento no Acre, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Ainda de acordo com a PRF, o total de manifestações desfeitas desde o início das atividades da corporação foram de 563.
Em um pronunciamento feito ontem, 44 horas após a oficialização de sua derrota para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas eleições presidenciais, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou os protestos que não aceitam a derrota nas urnas de "movimentos populares".
Os atos seriam, de acordo com ele, "fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral".
As manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, com invasão de propriedades, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir." Presidente Jair Bolsonaro (PL)
Alguns manifestantes, porém, ignoraram o discurso do presidente e disseram que o importante é "a vontade do povo".

Amapá: 0 Acre: 5 Alagoas: 0 Amazonas: 3 Bahia: 1 Ceará: 0 Distrito Federal: 0 Espírito Santo: 5 Goiás: 2 Maranhão: 0 Minas Gerais: 12 Mato Grosso: 30 Mato Grosso do Sul: 3 Pará: 17 Paraíba: 0 Pernambuco: 5 Piauí: 0 Paraná: 18 Rio de Janeiro: 0 Rio Grande do Norte: 0 Rondônia: 15 Roraima: 1 Rio Grande do Sul: 1 Santa Catarina: 37 Sergipe: 0 São Paulo: 3 Tocantins: 9

No domingo (30), o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, foi chamado a prestar esclarecimentos ao presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, e a suspender operações da corporação no dia da eleição.

No sábado (29), a Justiça Eleitoral havia determinado que a PRF não fizesse operações no transporte público, para não atrapalhar a votação. A ordem, porém, foi desobedecida até a metade da tarde do domingo.

Autor/Veículo: UOL
Compartilhe: