Notícias

Produção da Petrobras bate recorde em 2020

A Petrobras registrou em 2020 novo recorde de produção anual de óleo e gás. Ontem, a companhia informou que a nova marca histórica, de 2,84 milhões de barris diários de óleo equivalente (BOE/dia), superou o recorde anterior, de 2015, de 2,79 milhões de BOE/dia.

A estatal também destacou que atingiu recorde na produção de petróleo, isoladamente. A empresa produziu, no ano passado, 2,28 milhões de barris/dia de óleo, ante os 2,23 milhões de barris/dia apurados em 2015.

O pré-sal respondeu por 66% do volume produzido pela estatal em 2020. Ao todo, a companhia extraiu, em média, 1,86 milhão de BOE/dia na região no ano passado. Em 2015, esse percentual era de 24% do total extraído.

Os volumes produzidos em 2020 superaram em 5% os objetivos originalmente previstos para o ano e ficaram em linha com a meta revisada em outubro.

A Petrobras atribuiu o resultado acima do inicialmente esperado a quatro fatores: a produção acima da capacidade nominal de processamento no campo de Búzios, fruto da maior disponibilidade temporária de geração de energia e compressão de gás nas plataformas desse campo; o menor número de intervenções para combate à corrosão por CO2 nos dutos submarinos de injeção de gás, em função do desenvolvimento de novas ferramentas e tecnologias de inspeção; o menor declínio de produção observado nos campos de Tupi (ex-Lula) e Sapinhoá, em função de melhor desempenho dos reservatórios; e a maior eficiência de produção e otimização de paradas de produção nas plataformas, apesar das restrições operacionais decorrente dos impactos da pandemia.Para ler esta notícia, clique aqui.

Autor/Veículo: Valor Econômico
Compartilhe: