Notícias

Produção de petróleo da Petrobras sobe 2,3% no primeiro trimestre

A produção de petróleo total operada pela Petrobras no primeiro trimestre deste ano somou 3,745 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). É uma alta de 2,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Em relação ao quarto trimestre de 2022, houve alta de 1,1%.

O pré-sal, principal região produtora do país, registrou avanço de 1,2% na comparação anual. Em relação ao último trimestre de 2022, o avanço chegou a 3,8%. Com o recuo na produção em campos do pós-sal e em terra, o pré-sal representou 62% do total.

O volume de venda de derivados, que chegou a 1,697 milhão de barris por dia no primeiro trimestre deste ano, teve uma queda de 0,2% em relação ao início do ano passado e um recuo de 5,5% em relação ao quarto trimestre de 2022.

A estatal atribuiu o resultado ao processo de venda da Reman (em Manaus), que representava 2,4% da capacidade de refino, além de paradas programadas em diversas refinarias.

Venda de gasolina atinge maior patamar em seis anos

Assim, houve queda de 0,2% nas vendas do diesel em relação aos primeiros três meses de 2022. A estatal registrou recuo de 7% ante o fim do ano passado "devido à sazonalidade de consumo, usualmente mais fraca nos primeiros trimestres de cada ano devido à redução da atividade econômica".

Já no caso da gasolina, as vendas subiram 3,1% na comparação anual. Segundo a empresa, as vendas "foram as maiores registradas para um primeiro trimestre nos últimos seis anos". A Petrobras afirmou ainda que o avanço "ocorreu, principalmente, em razão do ganho de participação da gasolina sobre o etanol no abastecimento dos veículos flex devido ao aumento de sua competitividade". Na comparação anual, houve queda de 7,4%, também por conta da sazonalidade.

As vendas do querosene de aviação (QAV) teve aumento de 9,9% na comparação anual. Em relação ao quarto trimestre, houve avanço de 2,9%.

Autor/Veículo: O GLOBO
Compartilhe: