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Projeto-piloto testa viabilidade de ônibus elétrico no Espírito Santo

Um ônibus elétrico para uso rodoviário vai transportar passageiros no Espírito Santo, em um projeto projeto-piloto viabilizado por meio do programa de pesquisa & desenvolvimento (P&D), promovido pela ANEEL, em 2019.

A VIX Logísticas (grupo Ásia Branca) será a operadora. As empresas EDP, WEG e a Fundação CERTI fazem parte da parceria, que inclui a instalação de quatro estações de recarga integradas por uma plataforma de gestão. O investimento total é de R$ 6,6 milhões.

“Este é um projeto pioneiro. O primeiro ônibus elétrico de uso rodoviário do país nos permitirá conhecer e avaliar a viabilidade técnico-econômica da eletrificação do sistema de transporte rodoviário de passageiros”, afirma Kaumer Chieppe, presidente da VIX Logística.

A estimativa inicial é de redução de custos da ordem de 60% a 70% na comparação com um ônibus movido a diesel. Além do combustível, é esperada uma maior disponibilidade, com redução da manutenção – o elétrico tem 300 peças, em comparação com as cerca de 2 mil de um convencional, destacou a VIX.

Durante a operação, dados serão coletados por sensores de visão térmica e de fadiga, além de um sistema de inteligência artificial, que atua na prevenção de colisões, dentre outros. O ônibus é equipado com com visão câmaras que promovem uma visão 360º. Medições em tempo real com informações do desempenho serão compartilhadas com as demais empresas parceiras na iniciativa.

Elétrico tem autonomia de 350 km
O ônibus será usado pela VIX para o serviço de transporte fretado, no transporte de funcionários de empresa.

Com chassi fornecido pela BYD, fabricante chinesa veículos elétricos transporte urbano e cargas, o veículo terá autonomia para rodar até 350 km entre as recargas e atingir 410 CV de potência em dois motores elétricos integrados às rodas do eixo traseiro, além de capacidade de carregamento rápido, em até quatro horas. O veículo transporta até 44 passageiros.

A EDP cuidará da gestão geral do projeto e da operação dos carregadores. A VIX Logística será a operadora do ônibus, que realizará os testes de funcionalidade e as análises de viabilidade.

“A ampliação e massificação do uso dos ônibus dentro do ecossistema da mobilidade elétrica tem um grande potencial para popularizar o mercado, bem como trazer inúmeros benefícios ambientais evitando a emissão de CO2 na atmosfera. Estamos muito contentes com a implantação prática do projeto e esperamos que seja o início de um legado positivo para o país”, destaca Nuno Pinto, Head de Mobilidade Elétrica na EDP Brasil.

A WEG, de sistemas elétricos, é a fornecedora das soluções para recarga rápida das baterias de íons de lítio do ônibus, e a Certi, contribuirá com estudos específicos de mercado, questões regulatórias e análises de viabilidade econômica, informou a VIX Logística.

Autor/Veículo: EPBR
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