Notícias

Queda da demanda por etanol está entre 20% e 30% no Brasil, diz CEO da Copersucar

A redução da demanda por etanol arrefeceu nas últimas semanas nos principais mercados. Segundo João Teixeira, presidente da Copersucar, que comercializa o biocombustível nos EUA e no Brasil, as vendas do produto no mercado americano estão agora com uma queda de 9%, após atingirem reduções de até 60% no auge da crise, em abril.

No Brasil, a redução está em torno de 20% a 30%, após atingir picos de 50% a 60% em abril.

Segundo o executivo, a retomada das atividades econômicas nos Estados Unidos e em outros países tem reativado a demanda por etanol, e com algumas mudanças. “O consumidor mudou de postura. Passou a valorizar mais o carro particular do que o transporte público com medo de contaminações”, afirmou.

Ele ressaltou, porém, que “ainda veremos ida e vinda em vários mercados” e citou essa possibilidade em decorrência de uma segunda onda de contágios. Para Teixeira, porém, “a tendência é de recuperação para essa demanda”.

Demanda acelerada
Segundo Tomas Manzano, o Brasil poderá importar etanol dos Estados Unidos caso a retomada da demanda interna seja acelerada, o que pode abrir janelas de arbitragem para trazer o produto do mercado americano, que está com excedente.

Porém, no momento, a companhia não vê “volumes relevantes” de importação por causa de arbitragem favorável ao produto americano.


Autor/Veículo: Valor Investe
Compartilhe: