Notícias

Reservas de petróleo e gás natural da Petrobras chegam a 10,5 milhões em 2022

A expansão da exploração das Bacias de Campos e de Santos garantiu grandes resultados à estatal em 2022. A Petrobras anunciou um aumento nas reservas de petróleo e gás natural, que chegaram à marca de 10,5 bilhões de barris no fim do ano.

Seguindo os critérios da SEC (US Securities and Exchange Commission), a Petrobras anunciou nesta quinta-feira, (26/01), um forte aumento nas suas reservas de petróleo e gás natural. Os números chegaram à marca de 10,5 bilhões de barris no dia 31 de dezembro de 2022. Os projetos de exploração no Campo de Búzios, bem como os demais empreendimentos nas Bacias de Campos e Santos, foram essenciais para os granes resultados.

Petrobras avança na exploração nacional e expande suas reservas de petróleo e gás natural para 10,5 bilhões de barris.

A companhia estatal Petrobras continua expandindo a sua presença no cenário nacional de petróleo e gás natural, marcando seu território como líder neste início de 2023.

Ela anunciou que, seguindo os critérios da SEC, chegou a marca de 10,5 bilhões de barris e óleo e condensado e gás nas suas reservas no território nacional.

Deste total, 85% são de óleo e condensado e 15% de gás natural. No ano passado, a companhia conseguiu a maior adição de volume de reservas da sua história.

Foram adicionados mais de 2 milhões de barris de petróleo e gás natural, com as novas campanhas de exploração da estatal no Brasil.

O aumento nos números da companhia se deu, principalmente, em razão dos grandes resultados nas campanhas de exploração e nos projetos do Campo de Búzios.

Além disso, a empresa expandiu sua atuação nos empreendimentos nas Bacias de Campos e Santos ao longo do ano de 2022.

Ocorreram reduções decorrentes da cessão de 5% de nossa participação no Excedente da Cessão Onerosa em Búzios e do efeito dos acordos de coparticipação do Excedente da Cessão Onerosa de Atapu e Sépia, além de ações de cessão de direitos em campos maduros.

Dessa forma, a reposição orgânica das reservas da companhia resultou em 239% da produção desse ano.

Para o cálculo, a estatal não considera líquidos de gás natural; volumes de gás injetado; produção de testes de longa duração em blocos exploratórios e produção na Bolívia.

Resultados de aumento das reservas de óleo e gás natural da Petrobras são reflexos dos esforços da companhia nas campanhas de exploração.

A Petrobras investiu pesado nas campanhas de exploração das Bacias de Campos e Santos ao longo do ano de 2022.

Dessa forma, a adição recorde de barris de petróleo e gás natural foi uma consequência dos esforços da empresa nos últimos 12 meses.

Além disso, a relação entre as reservas provadas e a produção (indicador R/P) aumentou para 12,2 anos.

A Petrobrás diz que historicamente submete à certificação pelo menos 90% de suas reservas provadas segundo o critério SEC. Atualmente, a empresa certificadora é a DeGolyer and MacNaughton (D&M).

A companhia ainda afirmou que estima reservas seguindo os critérios da ANP/SPE (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis / Society of Petroleum Engineers).

No dia 31 de dezembro de 2022, seguindo esses critérios, as reservas de petróleo e gás natural chegaram à marca de 10,7 bilhões de barris.

As diferenças entre as reservas estimadas pelos critérios ANP/SPE e SEC estão associadas, principalmente, à utilização de diferentes premissas econômicas.

Em quaisquer critérios adotados para as estimativas, a Petrobras ainda conseguiu grandes resultados de exploração e expansão das suas reservas de petróleo e gás natural no último ano.

Autor/Veículo: Click Petróleo e Gás
Compartilhe: