Notícias

Rio reabre em seis fases

02/06/2020 - O prefeito Marcelo Crivella anunciou o plano de reabertura da economia e redução das medidas de isolamento social no dia em que a capital registrou 3.671 mortos por Covid-19 e mais de 30 mil infectados. Médicos dizem que pico da doença ainda não chegou e temem explosão de casos.

No mesmo dia em que a capital do Rio ultrapassou os 30 mil casos de infectados pelo novo coronavírus, com 3.671 mortes,o prefeito Marcelo Crivel la anunciou o plano de reabertura da economia e redução das medidas de isolamento social. As mudanças, que vão ser implementadas em seis fases, começam hoje, quando os cariocas poderão voltara andar no calçadão e afaz eratividades esportivas individuais no mar, como natação ou surfe (ainda está vetado permanecer na areia ou dar um mergulho). Lojas de móveis, agências de automóveis e hotéis também poderão levantar as portas. A prefeitura liberou ainda o funcionamento de templos religiosos, masa Justiça barrou, na semana passada, a iniciativa, e, ontem, negou recurso do município.

A previsão é que cada uma das seis fases dure 15 dias, fazendo com que o plano só deva ser concluído em agosto. A prefeitura salientou, porém, que as medidas poderão ser adiantadas ou adiadas, de acordo coma capacidade da rede hospitalar de absorver casos de Covid-19. Por isso, o monitoramento do número de infectados, de óbitos e de leitos disponíveis será diário.

RETOMADAS DAS AULAS

Se o cronograma inicial for mantido, as aulas começarão a ser retomadas, gradativamente, a partir de julho. No primeiro momento, serão liberadas as turmas do quinto ao nono ano, com rodízio de alunos. Estudantes do ensino médio e de universidades só deverão voltar às atividades na sexta fase, em meados de agosto, caso não haja mudanças.

Os shoppingscenters poderão reabriras portas na segunda fase, daqui aduas semanas, mas com horário restrito, das 12h às 20h, e com apenas um terço da capacidade de estacionamento. Neste período, as praças de alimentação só poderão funcionar para delivery. O comércio só voltará totalmente a partir da quinta etapa. Bares e restaurantes, por sua vez, só poderão receber clientes na fase três, com metade da capacidade.

Segundo Crivella, um dos motivos para decidir pela reabertura foi a ausência, neste momento, de fila por vaga em

UTIs na rede pública municipal. Os pacientes que ainda precisam ser internados, segundo ele, estão aguardando por motivos secundários, como falta de ambulância para a transferência. Na capital, afila chegou amais de 500 pessoas.

O estado pretendia fazer a retomada da economia no dia 8, ma suma reunião ontem debateu seada ta será mantida.

Para entidades de comércio e do setor de turismo, o momento agora é de expectativa e adaptações. A Associação

Brasileira de Shopping Centers, por exemplo, fez uma cartilha com 20 orientações a lojistas, entre elas, o reforço da higienização. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio de Janeiro lançou uma cartilha com recomendações aos estabelecimentos, preconizando até distância mínima entre as mesas. O desafio és aber se todos vão reabrir: segundo Pedro Hermeto, presidente entidade, apre visãoé que o setor tenha 20% de quebra. Para

Alfredo Lopes, presidente de Associação de Hotéis do Rio, a reabertura hoje não beneficia nem prejudica:

— Ainda vai demorar para voltarmos a receber turistas. Isso só deve acontecera partir de setembro.

Autor/Veículo: O Globo
Compartilhe: