RodOil compra Ravato e mira faturamento de R$ 10 bilhões em 2025
A RodOil, uma das principais distribuidoras de combustíveis do Brasil, anunciou a aquisição estratégica da Ravato, considerada a terceira maior empresa de distribuição de óleo combustível do Brasil e consolidada há 25 anos no mercado de óleos combustíveis. Atualmente, a Ravato possui duas unidades de atuação, uma em Rio Grande (RS) e outra em São Mateus do Sul (PR).
Com forte atuação nacional e presença nos mercados do Paraguai e Uruguai, a Ravato traz para a RodOil produtos que complementam o portfólio da companhia, incluindo o óleo de xisto, um combustível diferenciado pelo seu alto poder calorífico e menor composição de enxofre.
A transação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e condições precedentes usuais nesse tipo de transação. A RodOil projeta um crescimento de 20% em seu faturamento em 2025, com a meta de alcançar R$ 10 bilhões, ampliando sua participação no segmento de óleos combustíveis e expandindo sua atuação para os mercados de celulose, química, mineração e infraestrutura, até então não explorados pela companhia.
Expansão e integração
Além de expandir o portfólio, a aquisição da Ravato e Cargopetro oferecem sinergias operacionais e logísticas. A robusta infraestrutura das empresas adquiridas, que incluem certificações como ISO 9001, ISO 14001 e SASSMAQ, reforça a competitividade da RodOil e sua capacidade de atender novos mercados com eficiência e segurança.
A integração será conduzida gradualmente, com preservação inicial da marca Ravato, que continuará atuando de forma independente durante o período de transição. A Ravato e a Cargopetro continuam existindo e vão crescer exponencialmente de tamanho. "Estamos ampliando nossa atuação de maneira estratégica, com um produto que vem complementar nosso portfólio, alinhado às demandas de mercado”, destacou Roberto Tonietto, presidente da RodOil.
Esse movimento estratégico representa um marco significativo no mercado de combustíveis no Brasil, cujo negócio vai impulsionar o crescimento no segmento B2B, além de diversificar mercados e usufruir de todo o potencial estratégico da operação. A sinergia, a complementaridade e os valores compartilhados entre as empresas atuarão como catalisadores para um crescimento acelerado, alinhado às exigências e oportunidades do mercado.