Notícias

Santos Brasil estuda leilão de terminais de combustíveis em Santos

A Santos Brasil se prepara para o leilão de dois grandes terminais de combustíveis no Porto de Santos, o STS 08 e o STS 08A, marcado para o dia 19 de novembro. A expectativa é de uma disputa acirrada - talvez não em quantidade de concorrentes, mas em nível de interesse, avalia Daniel Dorea, diretor financeiro do grupo.

“A expectativa é que Petrobras virá forte para o STS 08A, que é o maior ativo do leilão. Temos dedicado mais tempo ao STS 08. Agora, é uma questão de entender bem os riscos de mercado, porque outras capacidades estão sendo adicionadas em Santos, por grupos que já contrataram crescimento no porto. Além disso, há os riscos próprios da execução do investimento. Estamos super dedicados em quantificar esses riscos e entender se somos competitivos”, afirmou.

O STS 08A, uma área de 297 mil metros quadrados, prevê investimentos de R$ 678,3 milhões ao longo de 25 anos. Já o STS 08 tem tamanho menor, de 168 mil metros quadrados, e prevê R$ 260,6 milhões de investimentos no total. Hoje, as duas áreas são operadas pela Transpetro, por meio de contrato de transição.

A Santos Brasil, cuja operação atualmente é focada em contêineres, colocou em marcha um plano de diversificação de cargas, com foco em granéis líquidos e sólidos (em especial, grãos). A empresa fez sua estreia no setor de combustíveis em abril deste ano, ao vencer o leilão de três terminais portuários em Itaqui (MA), sendo dois deles já operacionais e um que será construído do zero (“greenfield”).

Para ler esta notícia na íntegra, clique aqui.

Autor/Veículo: Valor Econômico
Compartilhe: