Notícias

Secretária do Tesouro dos EUA diz que preço do petróleo pode subir no fim do ano

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse neste domingo (11) que os norte-americanos podem observar um aumento nos preços do gás no inverno do Hemisfério Norte, quando a União Europeia reduzir significativamente a compra de petróleo russo.

Yellen acrescentou ainda que uma proposta de teto ocidental para as exportações de petróleo da Rússia está sendo trabalhada para manter os preços sob controle.

“É um risco, e é um risco que estamos trabalhando no teto de preço para tentar resolver”, disse Yellen à CNN.

A possível alta no preço pode ocorrer porque a União Europeia “deixará em grande parte de comprar petróleo russo” e vai impor a proibição de serviços que permitem à Rússia enviar petróleo por navio-tanque, disse ela.

O plano de teto de preços acordado pelas nações ricas do G7 define que os países participantes neguem seguros, finanças, corretagem, navegação e outros serviços para cargas de petróleo com preços acima de um limite ainda a ser estabelecido para o petróleo e outros produtos derivados.

Yellen disse que o teto de preço visa reduzir a receita que a Rússia pode usar para travar uma guerra na Ucrânia, enquanto mantém os suprimentos de petróleo russo a fim de manter os preços globais baixos.

Autor/Veículo: CNN
Compartilhe: