Notícias

Senado referenda militarização de agências

A aprovação de 21 indicações para postos de comando nas agências reguladoras ontem no Senado voltou a evidenciar a disposição do governo de ocupar cargos de destaque na esfera federal com militares.
A maior parte dos sabatinados nas comissões foi de técnicos com experiência, no setor público ou privado, e especialização na área. Porém, os cargos de presidente ou diretor-geral dos órgãos foram dedicados a oficiais (da ativa ou da reserva) com carreira no Exército e na Marinha, exceto escolhas para Anac (aviação civil) e Antaq (transportes aquaviários).
A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou Rodolfo Saboia para assumir o posto de diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), na cadeira de Décio Oddone. Neste caso, o indicado apresenta formação sólida, mas sem registro de atuação no mercado ou especialização nas áreas de produção, exploração ou comercialização de compostos energéticos regulados e fiscalizados.
Saboia é graduado em Ciências Navais na Escola Naval e com mestrado e doutorado pela mesma instituição. Após anos de dedicação à Marinha, entrou para reserva em 2012 como contra-almirante. [Window Title]
A Comissão de Assuntos Sociais efetivou o médico e contra-almirante Antônio Barra Torres no cargo de diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para ler esta notícia, clique aqui.

Autor/Veículo: Valor Econômico
Compartilhe: