Notícias

Setor de etanol de milho de MT participa de reunião com ANP

A ANP realizou, em conjunto com a União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), a Semana Técnica UNEM-ANP. O evento, que é uma iniciativa da Unem para aproximar setor público e iniciativa privada em busca de mais eficiência e agilidade nos processos de regulação das indústrias, foi realizado, na última semana, nas cidades de Sorriso e Sinop, no Mato Grosso.

Representantes de 14 indústrias produtoras de etanol de milho participaram em Sinop (MT), onde as discussões se concentraram no tema “Regulação”, com participação do Diretor da ANP Cláudio Jorge de Souza. Foram debatidos tópicos relativos à regulação na indústria de etanol de milho, como o processo de licenciamento de instalação e ampliação de unidades produtivas e novos projetos de usinas.

Durante o evento houve uma visita às instalações da Inpasa, em Sinop, uma das principais plantas produtoras de etanol de milho do país. A unidade, inaugurada em 2019, tem capacidade para produzir 3 milhões de litros de etanol por dia. Segundo o Diretor Cláudio de Souza, a visita à unidade produtora foi uma oportunidade para conhecer de perto este setor em expansão no país. “É importante essa aproximação entre agência reguladora e agentes regulados para que possamos conhecer e escutar as demandas de quem está na ponta e assim ter uma atuação mais realista com o mercado. Foi um aprendizado muito grande”.

“É importante essa aproximação entre agentes regulador e regulada para que possamos conhecer e escutar as demandas de quem está na ponta e assim ter uma atuação mais realista com o mercado. Foi um aprendizado muito grande”.

O presidente-executivo da Unem, Guilherme Nolasco, destacou que a iniciativa da Semana Técnica foi justamente para criar um canal de comunicação mais próximo entre indústrias e ANP, com troca de experiências e informações que vão trazer mais agilidade aos processos de regulação.

“O setor do etanol de milho do Brasil está em constante expansão, tanto de novos empreendimentos que chegam ao mercado, quanto com relação às ampliações de unidade já produtoras ou do início de operações por parte de usinas de etanol de cana-de-açúcar que vão dar início ao processamento também a partir do cereal. O distanciamento da agência reguladora muitas vezes provoca atrasos e traz prejuízos financeiros para quem está na ponta e precisa dar início à produção”, afirmou Nolasco, conforme punlicado pelo jornal Agora MT.

Em Sorriso, o tema foi RenovaBio. Entre os assuntos abordados, estiveram a cadeia de custódia do etanol de milho no âmbito do RenovaBio; elegibilidade, escrituração e oferta de créditos de descarbonização (CBIOs) de unidades produtoras de biocombustíveis à base de grãos; e particularidades da rota de produção e ciclo de vida do milho de segunda safra.

O diretor da ANP, Daniel Maia Vieira, também destacou a importância do encontro e do programa RenovaBio. “Essa iniciativa nos dá uma percepção clara da importância, para os produtores, dos regulamentos que a ANP edita. Esse contato direto nos permite receber as suas demandas ao vivo, trazendo a posição da Agência de diálogo, abertura e transparência. O encontro demonstra ainda a importância de um programa como o RenovaBio, tanto para o Brasil, no ambiente internacional e no âmbito do acordo de Paris, quanto para os produtores”

Autor/Veículo: RPA News
Compartilhe: