Notícias

Sistemas da ANP seguem fora do ar; agência não divulga preços de combustíveis

Após uma tentativa de ataque cibernético, os sistemas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) seguem fora do ar – dentre eles o levantamento semanal de preços.

Já são duas semanas seguidas sem a divulgação da pesquisa de preços de combustíveis realizada pela ANP. O levantamento costuma ser divulgado às sextas-feiras.

Em nota enviada na semana passada, a agência informou que os sistemas foram retirados do ar como medida de segurança, para avaliação dos riscos.

Nesta quinta-feira (11), a ANP disse em nota que segue "tomando todas as providências para o retorno dos seus sistemas o mais rápido possível". "O trabalho está sendo feito de forma criteriosa, para que a retomada ocorra com segurança", diz a nota.

Na última pesquisa divulgada, a ANP mostrou que os preços dos combustíveis recuaram nos postos do país. O valor do litro da gasolina atingiu o menor patamar em mais de um ano.

Queda nos preços
A redução dos combustíveis sente o efeito da limitação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) adotada pelos estados depois que foi sancionado o projeto que cria um teto para o imposto sobre itens como diesel, gasolina, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.

Pelo texto, esses itens passam a ser classificados como essenciais e indispensáveis, o que impede que os estados cobrem taxa superior à alíquota geral que varia de 17% a 18%, dependendo da localidade. Até então, os combustíveis e outros bens que o projeto beneficia eram considerados supérfluos e pagavam, em alguns estados, até 30% de ICMS.

Além disso, nas últimas semanas, a Petrobras tem reduzido o preço de venda dos combustíveis para as refinarias. No fim de julho, a estatal reduziu duas vezes o preço do litro da gasolina.

Nesta sexta-feira, a Petrobras também reduziu o preço do diesel vendido às distribuidoras. O litro do diesel passou a ser vendido a R$ 5,19, uma redução de R$ 0,22, ou 4,07%. Foi a segunda queda seguida anunciada no preço do diesel, após uma trajetória de alta que vinha desde julho de 2021: na semana passada, o valor do litro do combustível foi reduzido em 3,57%.

Em junho, os preços do litro do diesel e da gasolina alcançaram os maiores valores nominais pagos pelos consumidores para os combustíveis desde que a ANP passou a fazer levantamento semanal de preços, em 2004.

Autor/Veículo: G1
Compartilhe: