Notícias

TAG e NTS projetam novos gasodutos no Brasil até 2023

A Nova Transportadora do Sudeste (NTS) e a Transportadora Associada de Gás (TAG), as duas principais transportadoras privadas de gás natural do Brasil, têm planos de construir novos gasodutos entre 2022 e 2023. Os projetos das duas companhias, ambas privatizadas pela Petrobras nos últimos anos, prometem ser os primeiros a serem construídos após a aprovação, este ano, da Nova Lei do Gás - que acabou com o regime de concessão para retomar o de autorização para novos dutos.

Em um primeiro momento, o foco está em pequenas conexões. A NTS, empresa controlada por um fundo liderado pela Brookfield e que administra uma rede de 2 mil quilômetros entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, pretende construir em 2022 o gasoduto Itaboraí-Guapimirim (GASIG). O empreendimento tem 11 quilômetros e ligará a unidade de processamento (UPGN) da Petrobras no Polo GasLub (antigo Comperj), em Itaboraí (RJ), à malha nacional.

O presidente da NTS, Wong Loon, disse que a empresa espera realizar, no primeiro trimestre de 2022, a chamada pública para contratação da capacidade do duto. O GASIG foi, originalmente, um projeto concebido pela Petrobras e chegou a ser anunciado, na década passada, como o primeiro gasoduto a ser licitado sob o regime de concessão do país. No entanto, as obras da UPGN do Comperj atrasaram sucessivamente e o duto nunca saiu do papel.

Para ler esta notícia na íntegra, clique aqui.

Autor/Veículo: Valor Econômico
Compartilhe: